A Liga de Futebol Americano, a NFL, estuda a possibilidade de realizar o Pro Bowl no Brasil em 2017. Esse jogo reúne os melhores jogadores da temporada na liga americana e é realizado uma vez por ano. Segundo a imprensa norte-americana, essa possibilidade foi levantada pela comissão da NFL pelo crescimento do esporte no Brasil, além de tentar promover a expansão na América do Sul.

Em 2015, o Pro Bowl foi disputado no Arizona, e no próximo ano vai voltar a acontecer em Honolulu, no Havaí, onde tradicionalmente é disputado. Alguns números mostram que a NFL não é mais o “futebol americano”, mas o esporte que movimenta todo o mundo.

O último Super Bowl (final do campeonato) obteve recorde de audiência. Foram 114,4 milhões de telespectadores em todo o mundo assistindo ao jogo realizado no Arizona entre New England Patriots e Seattle Seahawks.

Além disso, a repercussão nas redes sociais foi histórica. Foram mais de 28 milhões de publicações no Twitter e mais de 65 milhões de pessoas compartilhando assuntos sobre a final no Facebook. No Brasil, foi registrado um total de 817 mil tuítes, que é um recorde considerando um jogo de futebol americano. Um anúncio de 30 segundos no Super Bowl teve o valor de 4,5 milhões de dólares. E com esse preço, 15 empresas aceitaram o investimento.

No nosso tradicional futebol, as seleções fazem jogos amistosos em vários lugares do mundo, como, por exemplo, a seleção brasileira que jogou diversas vezes nos Estados Unidos. Se considerarmos clubes, podemos citar jogos em pré-temporada realizados em outros países.

A disputa do Pro Bowl no Brasil não é um absurdo. Isso seria interessante para a NFL pela visibilidade e promoção do esporte fora dos Estados Unidos tentando conquistar ainda mais adeptos, além de movimentar os brasileiros apaixonados por futebol americano.