A queda da receita do estado em cerca de 15% nos últimos meses preocupa o governo. Com foco nisso, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) deve apresentar ao governador Marconi Perillo, nos próximos dias, um conjunto de novas ações visando incrementar a arrecadação estadual.

Ana Carla Abrão, secretária do órgão, explica a situação e comenta o que deve ser feito para solucionar o problema. “O que observamos de novembro pra cá é uma queda da ordem de 15%. Ou seja, as receitas do estado em março foram 15% menores do que em novembro. Além disso, a receita de crescimento está frustrada com as novas estimativas, com a desaceleração econômica, já que imaginávamos arrecadar 3 bilhões de reais a mais nesse ano. Para tentar neutralizar essa frustrações em relação a receita, nós temos um plano a ser apresentado ao governador Marconi Perillo, que inclusive envolve várias secretarias, varias ações, para  poder fortalecer o caixa do estado ao longo do ano”.

Ouça a reportagem de Mirelle Irene:

{mp3}stories/2015/MIRELLE_MAT_-_Sefaz{/mp3}

A secretária ressalta que uma das ações previstas para fortalecer o caixa do estado é intensificar o combate a sonegação. “É um conjunto de ações, boa parte delas de responsabilidade do Fisco, de ampliar ainda mais o combate a sonegação, uma busca de justiça fiscal; além de ações junto ao governo federal, de concessões de rodovias”.

Ana Carla Abrão confirmou ainda a informação (antecipada pela reportagem da Rádio 730) de que a cobrança do ICMS de abril será feita até o dia 10. A antecipação para o dia 5, nova regra baixada pelo governo, será aplicada nos próximos meses. “Não somos insensíveis a posição do empresariado. Sabemos que, de fato, isso implica alguns transtornos, no início, principalmente. Até em função disso, nesse mês em particular, nos permitimos que o ICMS fosse repassado com base nos valores do mês passado e o ajuste será feito até o dia 10 sem nenhum ônus ao contribuinte”.

*Com informações de Mirelle Irene