Segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, em 2010, até o momento, foram notificados 51 casos suspeitos de Gripe A em Goiás, dois casos foram confirmados, sendo um óbito.
Em 2010, o monitoramento está sendo diferente do ano passado. Somente serão notificados os casos mais graves, segundo a Gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Magna Maria de Carvalho.
De acordo com ela, o resultado da primeira etapa de vacinação, que imunizou os profissionais da saúde, foi um sucesso atingindo 100% do público alvo.
Porém, Magna reconhece que na segunda etaqpa, que abrange gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a 2 anos, a meta ainda não foi atingida. “A vacinação deste grupo segue e as pessoas que não puderam comparecer, por algum motivo, devem procurar os postos de saúde”, esclareceu.
Assim como no primeiro surto da doença, a secretaria de saúde recomenda a população para evitar grandes aglomerações, tocar objetos em locais públicos e usar lenços de papel ao tossir ou espirrar, além de lavar frequentemente as mãos.