A tarde desse sábado (27) era dia de reencontro do Vila Nova com a Série C. Vindo de duas derrotas, o time voltou e acabou não mantendo a sequência, ao perder em casa para o América-RN por 1 a 0, no Onésio Brasileiro Alvarenga. O América jogou todo o segundo tempo com um jogador a menos, após a expulsão de Flávio Boaventura, mas conseguiu o gol, se fechou e conseguiu garantir a vitória importante.

Além da partida, os torcedores puderam presenciar também no OBA várias homenagens ao cantor colorado Cristiano Araújo, que morreu na madrugada da última quinta-feira, vítima de um acidente de carro. Músicas do cantor foram tocadas, o Vila Nova usou uniforme preto em forma de luta e foi feito um minuto de silêncio. A torcida também saudou Cristiano cantando seu nome nas arquibancadas.

1°Tempo

O Vila Nova começou a partida querendo impor seu jogo e fazer valer o mando de campo. Por isso, se posicionou todo na linha de frente e rondava a zaga adversária, buscando espaços para encaixar uma boa jogada. Apesar disso, o time tinha dificuldades de criar e, em um lance que a zaga falhou, o América teve a primeira grande chance: Max lançou Adriano Pardal, que tinha o gol aberto, mas acabou perdendo o ângulo e chutou para fora. Lance inacreditável.

E o time de Natal se empolgou na partida com o lance. À partir da primeira chance, o América passou a controlar o jogo e perdeu o medo do Vila Nova. Em boa jogada, Cascata recebeu na ponta da área e finalizou com muito perigo. A bola tirou tinta da trave de Edson e foi para fora. O Vila só chegou aos 27 minutos, quando Vitor levantou na área, a zaga errou o corte e a bola ficou perdida na confusão. Frontini ia chegando para finalizar, mas acabou travado.

Na reta final da primeira etapa o jogo ficou bem morno, com ambos os times tendo muita dificuldade para atacar. O América seguia melhor na partida, mais organizando e ao menos tentando criar algumas jogadas. O Vila estava perdido no meio campo e não criou nenhuma chance durante a primeira etapa, exceto àquela que apareceu no erro da zaga que não afastou uma bola levantada de Vitor.

2°Tempo

A etapa final começou quente e com o Vila mais acesso. Aos cinco minutos, um fato importante: em disputa com Ermínio, que havia acabado de entrar, Flávio Boaventura deixou o cotovelo e acabou expulso, deixando o Tigrão em vantagem.  Foi então que saiu a primeira chance criada pelo Vila: Wanderson cruzou rasteiro, Matheus Anderson e Frontini tentaram chegar de carrinho, mas nenhum alcançou e uma grande chance foi desperdiçada.

Quando parecia que o Vila Nova assumiria completamente o controle da partida, Cascata tratou de “jogar água no chopp dos colorados”. Aos 15 minutos, o meia recebeu na entrada da grande área e fuzilou para gol. A bola morreu no ângulo de Edson, um golaço para fazer Vila Nova 0x1 América-RN.  A partida tomou tons dramáticos para o Tigre, que passou a ir para cima de qualquer maneira, mas errava muito nas jogadas.

Aos 25 minutos o América teve a chance de matar o jogo. Maguinho recebeu em velocidade, puxou contra-ataque e deixou toda a defesa colorada para trás. Mas na hora da finalização, bateu mal e mandou para fora, para sorte dos torcedores colorados. Três minutos depois, o Vila respondeu: Frontini cabeceou com muito perigo para fora. O time colorado até montou uma blitz na reta final do jogo, mas não conseguiu vencer a retranca americana e somou a primeira derrota em casa na competição.

https://www.youtube.com/watch?v=JEGqEBqIYpU

No último minuto o zagueiro Vitor se desentendeu com o adversário e acabou armando uma confusão. O zagueiro foi expulso e um torcedor invadiu o gramado do OBA. A polícia precisou entrar em campo para evitar maiores confusões e só então a partida foi reiniciada. 

FICHA TÉCNICA

VILA NOVA 0 X 1 AMÉRICA-RN

Local: Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia
Data: 27/06/2015
Horário: 16h
Árbitro: Jânio Pires (TO)
Auxiliares: Natal da Silva (TO) e Leone Carvalho (GO)

Gol: Cascata 15’ 2T (0-1)

Cartões amarelos: Higor, Vitor e Francesco (Vila); Max, Zé Antônio, Cascata e Cléber (América)
Cartões vermelhos: Flávio Boaventura (América); Vitor (Vila)

VILA NOVA: Edson; Gustavo Bastos, Vitor e Igor (Arthur); Wanderson, Francesco, Ramires (Diego Palhinha), Paulinho (Ermínio) e Marinho Donizete; Matheus Anderson e Frontini.
Técnico: Márcio Fernandes

AMÉRICA-RN: Busatto; Lucas Newton , Flávio Boaventura, Cleber e Rafael Estevam; Judson, Zé Antônio Paulista, Álvaro e Cascata (Régis); Adriano Pardal e Max (Rocha).
Técnico: Roberto Fernandes