O Campeonato Goiano deste ano experimentou uma situação inusitada na ultima rodada da fase classificatória que definiu os semi finalistas e os rebaixados. Cada um dos 5 jogos tinha um significado,ou time estava lutando para brigar pelo título ou tentando sair do rebaixamento,ou seja,não tivemos espaço para “jogo de compadres”.

      Itumbiara foi rebaixado ao lado da Canedense. Este último era uma morte anunciada,pois um time com orçamento mensal de 40 mil reais o máximo que pode conseguir é um título de campeão do Vale do Araguaia. Quanto ao Itumbiara precisamos analisar as possíveis causas .Em 2008 montou um time muito bom e conquistou o título . Em 2009 fez uma boa equipe  e realizou uma boa campanha. Neste ano caiu para a divisão de acesso .Porque?

     Nunca gostei de boleiros,acho uma raça terrível e desqualificada,chantagista,mercenária,ordinária e sem compromisso com ninguem . O autentico boleiro,não confundindo com o bom profissional,é aquele jogador que não consegue mascar chicletes e caminhar ao mesmo  tempo, a grande diversão é passar a noite toda jogando baralho ou grudado num telefone celular não raro conversando com algum agente desqualificado que o orienta a exigir cada vez mais do time a quem temporáriamente a figura tem contrato e se não for atendido,começa a chantagear .

   De modo que o dirigente que monta  um   time com a maioria de boleiros,corre sérios riscos de ter problema e quando o dirigente comete um erro sério o resultado final todo mundo pode prever . Zé Gomes da Rocha já mostrou que sabe contratar e montar boas equipes . A prova é tornar um time do interior Campeão e foi assim com o Itumbiara. Eu exalto e reconheço isso,o cara conhece de futebol,é fera .

   Acontece que o Zé Gomes se tornou auto confiante demais,acreditando que o que ele fizesse daria certo com a boleirada e não percebeu os riscos de algumas ações.Uma delas seria o fato de ter acertado com alguns jogadores salário alto e o pior,teria feito o pagamento de forma antecipada do salário de alguns . Se isso for verdade,ele assinou o atestado de óbito do Itumbiara antes do paciente falecer . Ora, como voce paga boleiro cujo perfil é descrito acima de maneira antecipada e deixando o restante fora da boquinha e da panela?

   Nesse tipo de situação duas coisas vão naturalmente acontecer . A primeira delas o grupo que não foi contemplado vai fazer corpo mole. A  segunda,o boleiro não vai ter a motivação e o envolvimento com os objetivos da agremiação porque ele ja pegou o dele,nesse caso,porque nao inventar “dores musculares” pra não treinar e não ir para jogos denominados por ele como uma “roubada”?

   Onde estavam Geraldo e Edvaldo para ficar  em dois exemplos,quando o tricolor foi sepultado pela santíssima trindade no último jogo da fase classificatória? O que o tal Landú veio fazer em Goias nesse ano?

  Um trabalho repleto  de erros a começar pela comissão tecnica que iniciou o Goianão,é claro que o resultado seria a queda de divisão e jogou por terra tudo aquilo que foi conquistado nas ultimas temporadas . Lembrando que poderia ter sido pior se o TJD não tivesse uma atuação tão ridícula nos assuntos envolvendo o time do sul do estado .

   O ser humano racional aproveita os erros como  ensinamento para fazer o certo no futuro . Espero que o dirigente do Itumbiara tenha aprendido com os erros cometidos nesse ano proporcionando tanta alegria para a boleirada com muita luxuria e benesses sem nada de retorno,a não ser a tristeza,decepção e vergonha ao povo de Itumbiara . Boleiro tem a natureza do escorpião,por mais companheiro e leal que voce seja a ele,uma hora ele vai te ferroar e te envenenar,porque é da natureza dele trair .