No próximo domingo (12), a cidade de Goiânia será palco da 5° etapa da Fórmula Truck 2015. Os eventos estão sendo realizados no Autódromo Ayrton Senna, onde na manhã dessa sexta-feira (10), os principais pilotos da categoria concederam entrevista coletiva e comentaram sobre as grandes novidades da prova e a expectativa para a corrida.

Estiveram presentes o líder geral Felipe Giaffone, o segundo lugar Paulo Salustiano, o terceiro Djalma Fogaça e o goiano Rogério Castro, 12° no ranking geral. Além deles a presidente da franquia, Neusa Navarro, que anunciou o uso dos polêmicos restritores de potência para os três primeiros colocados na disputa. É uma peça colocada no motor do caminhão para reduzir a potência e, assim, criar mais equilíbrio na disputa entre os pilotos e equipes.

Atual líder, Felipe Giaffone terá o maior restritor e consequentemente o carro menos potente da etapa Goiânia. Ele comenta: “Isso vem para o equilíbrio do campeonato. Aqui em Goiânia eu vou ser o mais prejudicado por isso, já que estou na liderança geral. Isso dá uma diferença de mais de 1 segundo para os demais carros, então se eu conseguir um pódio já tenho que comemorar muito. As chances de vitória acabam sendo mínimas mesmo”.

Rogerio Castro goiano Formula Truck MNApesar de estar limitado para a prova, Giaffone comemora sua vinda à Goiânia e elogia o circuito do autódromo Ayrton Senna: “É sempre bom vir em Goiânia, é uma pista única e muito boa de correr. Tem retas cumpridas, curvas de alta e de baixa velocidade, realmente muito legal. A minha equipe vem estudando muito o circuito para a gente acertar o caminhão da melhor maneira possível e alinhar uma estratégia de corrida. Temos tudo para ter um bom caminhão”.

Já Rogério Castro é o único piloto da categoria e, por isso, vem tendo uma receptividade ainda maior do torcedor goiano. Ele confessa que não esperava tamanho assédio e elogia o torcedor goiano: “Não abro mão de ter a bandeira de Goiás nos meus uniformes. Sou um goiano apaixonado mesmo, faço questão. Vir correr aqui é muito especial, o carinho que estou recebendo é algo novo, não esperava tanto assédio. O público goiano é maravilhoso, são diferenciados. Correr com o carinho do goiano ao meu lado é um incentivo a mais”.

Nos bastidores, a etapa vem sendo organizada de perto pela presidente Neusa Navarro. Usando pela primeira vez o autódromo de Goiânia após a última reforma, ela aprova as mudanças feitas, porém, diz que a nova organização impôs muitas restrições ao público do evento e teme que isso afete o fã da Fórmula Truck:

Neusa navarro presidente for truck MN“O autódromo ficou maravilhoso, é hoje o melhor autódromo que temos no Brasil, sem dúvida alguma. Mas a gente não pode restringir ao público certas coisas, por exemplo, de estacionar aqui dentro ou de trazer sua churrasqueira, essa é a tradição da Fórmula Truck. Estamos aqui há quase 20 anos, é uma categoria popular, diferente e a organização do autódromo tem que entender isso”.

Cronograma

Nessa sexta-feira (10) começaram a ser realizado os testes de pista e os primeiros treinos livres para a corrida do domingo, momento em que os pilotos e mecânicos começam os ajustes para adequar os caminhões à pista goiana. No sábado (11), acontecerão os treinos classificatórios e, no domingo (12), à partir da 13h15, teremos a largada da 5ª etapa.