A fiscalização realizada no hipermercado Bretas do shopping Araguaia, na última quarta (16), que culminou na interdição da loja, faz parte de uma operação que fiscaliza uma rede de hipermercados. O Bretas acabou sendo o escolhido por ser o hipermercado com o maior número de reclamações dos consumidores dentre as lojas que fazem parte dessa rede. A maior reclamação fica justamente por conta de produtos vencidos.

Foram recolhidos mais de duas toneladas de alimentos impróprios para o consumo. Além disso, o depósito da loja se encontrava em péssima situações, contendo até fezes de pombo nas embalagens de produtos. O titular da Delegacia do Consumidor (Decon), Eduardo do Prado, revela que a loja já tinha sido multada por diversas vezes. Por isso, a operação acabou sendo mais rigorosa:

“Esse hipermercado já havia sido notificado por diversas vezes, mais de cem, pelo Procon. Ainda assim continuou com a prática de vender produtos inapropriados para consumo. Não tinha outra alternativa, senão de fiscalizar pessoalmente. Fiquei estarrecido com a quantidade de produtos vencidos. No depósito deles havia fezes de pombo em cima dos estoques de alimento”.

A operação foi além da rotineira, que fica na apreensão de produtos e multa e a gerente da loja foi presa. O delegado Eduardo do Prado explica: “Fizemos a prisão em flagrante da gerente e é inafiançável. É um crime que pode render de 2 a 5 anos de prisão, que define crimes contra a relação de consumo”.

Após o episódio, a Decon avisa que irá continuar com a operação e intensificar a fiscalização em outros comércios da capital. Outras lojas estão na mira da Delegacia do Consumidor.  

*Com informações de Cecília Barcelos