Vila Nova Futebol Clube, um time de uma torcida apaixonada, que ignora as dificuldades para apostar na esperança de um futuro melhor. O tigrão, como é carinhosamente chamado pelos seus amantes, é um colecionador de títulos estaduais, mas também já conquistou uma competição nacional, além de grandes feitos no basquetebol. Nesta quarta-feira (29), o representante da Vila Famosa chega aos 72 anos de fundação.

A equipe colorada é carregada de polêmicas, controvérsias, trocas de nomes, mas tudo isso se transforma em uma mistura que a torna popular. A própria fundação da equipe já causa divergência. O primeiro estatuto aponta que o Vila Nova foi fundado no dia 29 de julho de 1943, porém existem registros de jogos do clube anterior a esta data. A data de 29 de junho do mesmo ano também é apontada como a de início das atividades do time criado pelo coronel Francisco Ferraz.

Desde os primeiros anos, o Vila Nova carrega o status de “o mais querido”. A primeira competição foi o Campeonato Citadino de Goiânia de 1943.araguaia 1950 Nas primeiras competições, o time não foi bem. Em 1946, o clube passa a se chamar Operário. O nome vai até 1947, quando volta a ser Vila Nova. Em 1949, nova mudança, desta vez para Araguaia. Um ano depois, a agremiação encerrar suas atividades.

Parecia que o Vila Nova tinha morrido, assim como aconteceu com vários outros. Mas de acordo com a monografia do ex-presidente Wilson Balzacchi, um time de várzea do Bairro Vila Nova decidiu se filiar à Federação Goiana de Futebol em 1955. Como a equipe não tinha um estatuto, aproveitou o do Vila Nova, fundado em 1943. E assim, o tigre, que na época era chamado de leão suburbano, renasceu.

vila nova 1961No inícios dos anos 60, o Vila Nova inicia uma nova fase. Deixa de ser o saco de pancada dos rivais para assumir o papel de protagonista do futebol goiano. Com o coronel Onésio Brasileiro Alvarenga no comando geral e Teodorico José da Silva como treinador, o tigre esturrou alto nos gramados de Goiás.

O primeiro título de expressão conquistado foi o Campeonato Citadino de 1961, tratado até mesmo pela FGF como título estadual. No mesmo ano, o tigre ganhou o Campeonato Goiano, feito que repetiria nos dois próximos anos. As taças de duas edições do Torneio Goiânia – Anápolis também tiveram o Setor Universitário como destino.

Em 1963, o Vila Nova foi o primeiro time goiano a disputar a Taça Brasil. Nos anos seguintes, o time colorado seguiu brigando por títulos, mas sem o domínio do início da década.

Ao chegar nos anos 70, o Vila Nova brilha nas quadras, com grandes conquistas do time de basquete, que chegou a ser terceiro colocado no Campeonato Mundial de 1973. A equipe também conquistou o Brasileiro e o Sul Americano do mesmo ano. Nos gramados nascia a rivalidade com o Goiás, que perdura até os dias atuais.

Depois de perder duas decisões para a equipe alviverde, o Vila Nova conquistou o Campeonato Goiano de 1973 sobre o rival. Aquele título é apontado como o

vila nova 1973

  estopim para o acirramento da rivalidade entre colorados e esmeraldinos. A década de 70 ainda resguardou para o torcedor vilanovense grandes momentos de alegria, com o tetracampeonato estadual. Em 1977, o tigrão disputou o Campeonato Brasileiro pela primeira vez.

vila nova 1980A partir dos anos 80, os títulos foram ficando mais escassos. O Vila Nova passou a ter dificuldades de conquistar os campeonatos estaduais, e ao mesmo tempo, não conseguiu se firmar na elite do futebol nacional. As conquistas se resumiram aos goianos de 1982 e 84.

Nos anos 90, a situação não alterou muito em relação à década passada. Mas um novo pensamento ganhou força no seio colorado: chegar à Série A. O Vila Nova esteve próximo deste objetivo por duas vezes, em 1997 e 1999, mas fracassou em ambas na reta final.

A virada do século, assim o torcedor vilanovense trata a vitória por 5 a 3 sobre o Goiás, em jogo válido pelo Campeonato Goiano de 1999. O jogo é mais lembrado e valorizado que muitos títulos conquistados pelo clube.

Em 2000, o Vila Nova viu o Goiás chegar ao pentacampeonato estadual, superando assim o tetra, ostentado pelos colorados. O título esmeraldino veio após muita polêmica e com um W0 da equipe alvirrubra, que não compareceu ao segundo jogo, da decisão do segundo turno.

Os títulos da primeira década deste século foram conquistados em 2001 e 2005 (o último d primeira divisão). No ano de 2008, a comunidade vilanovense viu a equipe muito próxima da Série A, porém mais uma vez, a vila nova 2005equipe deixou a desejar na reta final.

Rebaixado para a segunda divisão estadual em 2014, o Vila Nova faz de 2015 um ano de recuperação, técnica e moral. O time vermelho já garantiu o retorno à elite estadual, e agora tenta o acesso para a Série B nacional.