AGENDA
A Executiva Estadual do PSDB se reuniu na noite dessa segunda-feira pela primeira vez desde que foi eleita em junho. Comandado pelo presidente Afrêni Gonçalves, o encontro serviu para definir as diretrizes principais do partido para seus diretórios municipais na preparação para as eleições do ano que vem. “A prioridade agora é promover o máximo de filiações. De pessoas que possam ser bons candidatos, com qualidade, perfil e potencial para se candidatarem a vereador e prefeitos”, disse Afrêni a estas ENTRELINHAS, sobre a meta de crescer a representatividade da sigla nos municípios. A segunda maior prioridade dos tucanos é manter o diálogo com os partidos aliados. “Não vamos ser intransigentes”, prometeu Afrêni, sobre as alianças que serão feitas em cada município.
MARCONI
O PSDB pretende que as lideranças dos municípios resolvam diretamente junto ao diretório estadual as questões sobre as articulações locais. O governador Marconi Perillo não se envolveria, pelo menos por hora, nos processos municipais. “Temos que preservar o governador, devemos levar a ele soluções. Deixá-lo focado na administração e no trabalho que tem feito em nível nacional”, revelou Afrêni, explicando que a ideia é mesmo “poupar” Marconi de “problemas paroquiais de cada município”, pelo menos por agora, a mais de um ano das eleições.
LIDERANÇA
Afrêni, que já declarou que Marconi Perillo é um excelente nome para disputar a presidência da República já em 2018, acredita que o governador goiano está em um bom momento de visibilidade, e deve continuar trabalhando seu projeto nacional. “O Marconi tem o que dizer, e sabe como dizê-lo”, afirmou.
REFORÇOS
Afrêni confirma que prefeitos de partidos da oposição – principalmente do DEM, do PMDB e do PT – estão em avançado diálogo com o PSDB, e alguns já estariam decididos a migrar para o ninho tucano, ou outro partido da base, dependendo da realidade política de cada município. “Muitos já apoiaram o governador Marconi Perillo na eleição do ano passado.”, lembra o presidente tucano. Afrêni não quis confirmar o número exato de prefeitos da oposição que vão migrar para a base. “Isso pode mudar ainda”, justificou, mas fala-se nos bastidores de 18 a 20.
PMDB
Já a executiva regional do PMDB se reúne hoje, às 18 horas, na sede do partido. Na pauta, o processo de estruturação do partido visando a eleição municipal do próximo ano, estratégias e alianças partidárias. A sucessão do diretório regional, e a expulsão de outros membros “infiéis”, podem também ser outros temas em discussão.
PREFEITURA
O prefeito Paulo Garcia lança nesta terça-feira, às 8 horas, no auditório da Fieg, um novo sistema de logística administrativa, o modelo de Gestão por Resultados. Composto por metas para dinamizar e dar mais eficiência a máquina pública, o modelo seria inspirado no adotado no estado de Pernambuco há alguns anos, pelo ex-governador Eduardo Campos.