A tarde desta segunda-feira promete muita disputa nas eleições para a presidência do Clubes dos 13. Diferentemente do que ocorre desde 1996, quando Fábio Koff (ex-Grêmio) vem sendo reeleito por unanimidade. Neste ano, Kleber Leite (ex-Flamengo) se apresenta como oponente apoiado pelo Ricardo Teixeira, presidente da CBF.
A eleição é direta e aberta, ou seja, os 20 clubes que integram a entidade são obrigados a declarar o voto publicamente. Fábio Koff garante ter 12 votos. São Paulo, Inter, Grêmio, Sport, Atlético-PR e Atlético-MG já manifestaram publicamente os votos. Flamengo e Palmeiras também anunciaram o voto pró-Koff, mas estão sofrendo pressão para mudar de lado.
Enquanto isso, Kléber Leite confia em uma vitória apertada com 11 votos. Leite já tem apoio declarado de Corinthians, Vasco, Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e Goiás.
Fluminense, Santos, Guarani, Bahia, Portuguesa e Vitória ainda não se manifestaram explicitamente entre os dois cadidatos. O vencedor vai comandar o Clube dos 13 pelos próximos três anos. Para vencer, Kleber Leite precisa de no mínimo 11 votos. Se houver o empate, pelo estatuto, vence o mais velho: vantagem para Fábio Koff.
A eleição foi antecipada, por Koff, de novembro para abril para evitar que Kleber Leite fizesse campanha e conquistasse mais votos nesta disputa. Ele está no cargo desde 1996, com seis mandatos. SOU A FAVOR DA MUDANÇA, quem sabe pessoas novas não dão uma melhorada e uma distribuída um pouco mais equilibrada na renda da TV… Mas o problema é que do outro lado está Kleber Leite, ex-presidente do Flamengo e que tem o apoio declarado de Ricardo Teixeira. Aí vai para o ralo minha idéia de renovação, com certeza vai apenas confirmar o monopólio, de fato, do presidente da CBF.
E antes que o torcedor esmeraldino venha com o discurso de que o Goiás apoia Kleber Leite e por isso devemos torcer para que ele ganhe a eleição porque (hipótese) marcaria o fortalecimento do time goiano nos bastidores nacionais, nós sabemos que vice não manda nada e o quê interessa são os clubes do RJ e SP.
Eu quero ver quando alguém terá coragem de fazer igual na Inglaterra, onde os clubes da Premier League (1ª Divisão Inglesa) onde todos os clubes possuem parcelas iguais da TV. Chelsea, Manchester United e City, Arsenal, Liverpool, além de Hull City, Stoke City, Wigan e outros… todos tem que trabalhar o marketing para fortalecer a marca do clube e assim conseguir bons parceiros.
Mais tarde vamos ver o que vai dar.