A Câmara de Vereadores de Goiânia aprovou por unanimidade nesta terça-feira (6), a Medalha José Dias Nunes (Tião Carreiro – o Rei da Viola). O projeto de lei foi criado para homenagear anualmente cantores sertanejos indicados por parlamentares da casa. A honraria será entregue sempre em outubro, mês da morte de Tião Carreiro.

Idealizadora da medalha, a vereadora Célia Valadão (PMDB), comenta o projeto em entrevista ao jornalista Rubens Salomão da Rádio 730. “Eu venho de uma cultura sertaneja raiz, em que a minha família me ensinou a gostar, a admirar e a vivenciar também. Um nome como Tião Carreiro aprendi a ouvir desde criança. Hoje sou uma divulgadora dessa cultura. Então acredito que nossa homenagem irá compensar sim, é um custo que acho que vale a pena, pra que a gente não deixe morrer aquilo que a gente gosta. É uma forma de valorizar e deixar que esta história se perpetue”, completa.

Célia compõe o quadro de vereadores da capital desde 2008. Durante este período, assumiu a Secretaria de Municipal de Assistência Social (SEMAS), entre 2011 e 2012. Ela acrescenta que a Câmara consegue pôr em prática projetos como este sem deixar de lado questões consideradas de maior importância para a sociedade.

“É possível conciliar sim, o nosso trabalho é bem diversificado, e eu me preocupo muito com todas as questões da cidade. É assim que me comporto e busco prestar o meu trabalho. Se podemos conciliar uma atividade com a outra, nada nos impede”, ressalta.

A vereadora vilaboense, que também é cantora, admite que sua agenda artística não atrapalha os compromissos políticos, e que procura realizar ambas as funções com a mesma responsabilidade.

“Tenho minhas agendas fora da agenda de parlamentar, até hoje nunca foi empecilho e tenho conduzido meu trabalho na música com muita dignidade e respeito. A de parlamentar também, claro, respeitando a condição de cada situação”, conclui.

O projeto de lei tramita na Comissão de Educação, Cultura e Ciência, e passará por segunda votação no Plenário da Câmara. SE for novamente aprovado, seguirá para sansão do prefeito Paulo Garcia.