O ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), confirmou a pré-candidatura à prefeitura de Goiânia ao transferir o domicílio eleitoral para a Capital e já realiza trabalhos em busca de votos, principalmente nas regiões mais periféricas. Vanderlan disputou as últimas duas eleições ao governo do Estado e já afirmou à 730 que pretende corrigir os erros cometidos nestas campanhas para buscar o sucesso em 2016.

Os vereadores da bancada do PSB em Goiânia, formada por Elias Vaz e Pedro Azulão Júnior, acreditam na viabilidade do pré-candidato, mesmo que tenha de disputar contra nomes indicados por bases que comandam a prefeitura de Goiânia (PT e PMDB) e o governo estadual (PSDB).

Isso porque, de acordo com Pedro Azulão, nem a prefeitura nem o governo estadual têm mais aquela aceitação junto ao eleitorado goianiense apresentada nas eleições passadas:

“As eleições serão curtas, então que tiver levado melhor um planejamento, levará vantagem. Enfrentar prefeitura e governo não está difícil. A prefeitura está sustentada em muleta, fácil de cair. Colocar o Paulo (Garcia, prefeito) para pedir voto é prejudicar a campanha. O Governo tem muita obra que não consegue entregar, há insatisfação. O Vanderlan vai pegar esse vácuo”.

Já Elias Vaz considera que o fato de a campanha ser agora mais curta, apenas 45 dias por conta da reforma política, beneficia candidaturas de nomes mais conhecidos. No entanto, o vereador acredita que Vanderlan tem capacidade de se apresentar como opção na eleição de 2016 em Goiânia:

“É claro que a campanha curta beneficia pessoas já conhecidas, mas o Iris já não está com a bola toda e as pesquisas provam isso. O Vanderlan nas últimas eleições, disputando com Iris e Marconi, teve um número muito próximo de votos em Goiânia. O Iris teve 36%, o Marconi 32% e o Vanderlan teve 24%. Isso prova que o goianiense já conhece o trabalho dele”.