BOLO
Defensor da uma distribuição de recursos mais justa entre os entes federativos, o governador Marconi Perillo (PSDB) disse que, apesar da urgência para que ela aconteça, a União pode não ter os recursos para o custeamento de um Novo Pacto Federativo. “O pior de tudo é que a gente não sabe se a União vai ter dinheiro para fazer esta repactuação. A União está com déficit por toda parte”, avaliou.
EXEMPLOS
O governador tucano lembra, por exemplo, que os recursos do Fundo Penitenciário Nacional, de R$ 11 bilhões, que teriam que ser utilizados para a construção de presídios de segurança máxima, e outros Fundos também, estão contingenciados para formação de superávit primário. “Na Saúde este ano vão faltar R$ 10 bilhões para o governo fechar a conta. Enfim, todo o dinheiro é pouco. E os furos são cada vez maiores”, disse Marconi.
DESCUMPRIDO
Na avaliação de Marconi, o que acontece hoje no Brasil é um descumprimento do Pacto Federativo. “Não existe Pacto no Brasil. O governo federal concentra 72% de todas as receitas do país, sobram 28% para os estados e municípios. Só que quem cuida dos interesses da sociedade são os estados e municípios”, assinalou.
SERVIDORES
A secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, fez ontem, via redes sociais, nova defesa da adoção do ponto eletrônico para controle de frequência dos servidores públicos. Recado da secretária pelo Twitter foi claro: “Temos que garantir que o funcionário que trabalha receberá em dia. A folha não pode beneficiar aqueles que não trabalham”, disse Ana Carla.
FICANDO
E por falar em primeiro escalão, o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, desmente boatos de que estaria de saída do governo.
SEGURANÇA
A Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa realizarão seminário amanhã para colher sugestões para a polêmica proposta que pretende unificar as polícias no Brasil.
PMDB
Comando do PMDB estadual tentará hoje o que não conseguiu nos últimos meses: um consenso entre os seus quatro candidatos a presidente do partido. Resultado imprevisível.