Será realizada de 23 a 27 de novembro a 10ª Semana de Conciliação em Goiânia, Aparecida e em outros 29 municípios. Na capital, o serviço é proporcionado por 65 bancas de atendimento no Shopping Estação Goiânia. Os aparecidenses podem ser atendidos no fórum, localizado no centro da cidade.

A iniciativa, que é promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), visa a atender mais de 40 mil casos que aguardam para ser conciliados em todo o estado, e a expectativa dos organizadores é de que haja pelo menos 85% nas áreas cível, familiar e criminal.

Para o Coordenador Adjunto do Núcleo de Negociação do TJGO e Juiz de Direito, Romério Cordeiro, em entrevista ao programa A Cidade Fala, “a ideia da conciliação é isso, que as pessoas conversem, cada lado cede um pouco da sua pretensão e cheguem num denominador comum para que ambos saiam satisfeitos.

São mais de 500 intimações de empresas de telefonia, 2 mil de bancos, 600 da Saneago e 2,5 mil de DPVAT. Na edição do ano passado, o total de acordos alcançados em Goiás foi de 88%, representando R$ 90 milhões. Cordeiro avalia, pelas edições anteriores, que o número de conciliações atingido foi satisfatório, e destaca as principais demandas atendidas pelo movimento, que é realizado também em todo o território nacional.

“Foram 92% de acordo, e é exatamente por isso que a nossa expectativa, olhando o histórico, é de que tenhamos pelo menos 85% de acordos resolvidos aqui no atendimento durante a semana. As principais demandas da área cível são instituições financeiras, operadoras de telefonia e DPVAT. Na área familiar, temos uma quantidade grande de ações de alimentos”, ressalta o coordenador.

As inscrições para demandas ajuizadas terminaram no dia 19 de outubro, mas quem tiver débitos com a Prefeitura pode negociá-los diretamente no evento. Nos casos de divórcio, guarda de filhos e alimentos, são indispensáveis as presenças dos cônjuges.

Após o encerramento da Semana, o contribuinte pode procurar o atendimento de forma permanente nos Centro de Solução de Conflitos (Cejusc), sendo seis instalados na capital e mais 26 no interior do estado. Os endereços desses locais podem ser obtidos por meio da página do TJGO www.tjgo.jus.br.