O Procon realizará nesta semana até a próxima sexta-feira (27) uma série de postagens nas redes sociais, visando orientar consumidores sobre as compras de final de ano, especificamente na Black Friday. Assim como nos Estados Unidos, a promoção é feita sempre na última sexta-feira de novembro, com valores inferiores aos habituais e com a intenção de esvaziar os estoques para receber os produtos do Natal.

O objetivo do órgão é alertar os interessados para que não tenham problemas em suas compras, uma vez que o consumidor já endividado por cair em tentação e adquirir os produtos além do que é considerado necessário, e orientar para que fique atento às ofertas que realmente estejam participando da campanha.

Os produtos que mais recebem descontos nesta época do ano são os telefones celulares, seguidos pelos eletrodomésticos, artigos de moda e eletrônicos. Para o superintendente do Procon Goiânia, Rodrigo Melo, a prática de preços promocionais pelas empresas em datas como a Black Friday não as exime de cumprirem integralmente a legislação que protege o consumidor.

“Com as palavras desconto e promoção em evidência, a tentação é grande, o que pode resultar em gastos desnecessários. Portanto, é importante que o consumidor tenha claro o que precisa comprar, e ter certeza de que o preço realmente está com desconto”, explica.

Só no ano passado, cerca de 1,2 milhão de compradores foram atraídos pelas ofertas, sendo que 18% destes aproveitaram para a primeira compra pela internet, ao contrário dos norte-americanos, que costumam comprar os produtos com grandes descontos direto na loja física.

Confira algumas dicas:

– Para quem está endividado, o ideal é resistir e só comprar o que realmente for necessário. O ideal é já ter o recurso destinado para estas compras.

– Liste exatamente o que precisa para não comprar além da conta, extrapolar o cartão de crédito, ou precisar recorrer ao cheque especial e empréstimos.

– Ao realizar compras em sites de outros países, em especial dos Estados Unidos, não se esqueça de incluir as taxas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e converter a fatura ao câmbio do dia.

– Verifique se o produto é da Black Friday. Os varejistas devem identificar de forma clara quais produtos participam da campanha com um selo.

– Se você quer comprar algo pela internet, verifique primeiro se o site é confiável. Confira se a loja informa todos os seus dados no site. Por lei, elas são obrigadas a mostrar endereço, número de telefone ou uma filial física, razão social e CNPJ.

– Compare os preços antes do dia da campanha para não cair em descontos “maquiados”, aqueles em que as lojas aumentam o preço uma semana antes e caem para o valor anterior.