O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) liberou por 60 dias o acesso às provas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a necessidade de passar por aulas com simuladores. A decisão foi divulgada após reunião do órgão com sindicatos e a associações de autoescolas, realizada nesta quinta-feira (18), em Goiânia. 

De acordo com o Detran-GO, a liberação foi estabelecida mediante a condição de que os centros de formação de condutores (CFC’s) adquiram os equipamentos no prazo máximo de dois meses para a região metropolitana. Cerca de 19 mil pessoas estão com o processo parado por conta da falta de simuladores. 

O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Goiás, Belchior Pires de Queiroz, acredita que o prazo é suficiente para que pelo menos as autoescolas da capital se adequem à nova exigência, e já estipula uma data. “Acredito que a partir do dia 1º ou do dia 15 do mês que vem nós já teremos simuladores funcionando no estado de Goiás”, assegura. 

A obrigatoriedade do uso do simulador durante o processo de obtenção da CNH passou a valer no início do ano, por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Belchior afirma que os CFC’s não irão comprar, mas sim alugar os equipamentos. Em todo o estado, funcionam aproximadamente 660 autoescolas, e a expectativa é de que pelo menos 250 simuladores sejam compartilhados por estas empresas. 

“Nós estamos trabalhando com a opção de comodato destes aparelhos porque a resolução é falha, ela pode cair amanhã, a gente não sabe. E de repente você investe aí R$ 40 mil em um equipamento como este e pode depois perder este valor. O simulador é realidade hoje, o Denatran impôs esta situação, o Detran está acatando esta resolução e nós estaremos trabalhando para cumpri-la”, afirma.