O governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB), nomeou nesta quarta-feira (24) o seu vice José Eliton (PSDB) como novo Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás. A mudança foi feita pouco menos de dois dias depois da morte da estudante Nathália Araújo Zucatelli, de 18 anos, baleada por assaltantes no Setor Marista, em Goiânia. 

Em nota, o governador confirmou que José Eliton, que estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) passa a ocupar o cargo que era de Joaquim Mesquita desde outubro de 2012. Mesquita, por sua vez, comandará a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan). Desta forma, o deputado federal Thiago Peixoto (PSD) assumirá a SED. 

Perillo confirma ainda que José Eliton também se responsabilizará pela definição dos Comandos das Polícias no Estado.

Leia na íntegra a nota enviada pelo governador

“Promovi mudanças importantes no Governo de Goiás nesta quarta-feira, em virtude da necessidade do fortalecimento institucional imediato da área de Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Convidei o vice-governador José Eliton de Figuerêdo Júnior, segunda autoridade na hierarquia do Estado de Goiás, a assumir o comando da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, missão que aceitou sem pestanejar com a determinação costumeira e o sentimento convicto de servir com todo o seu talento, competência e liderança. O vice-governador e novo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária se responsabilizará pela definição dos Comandos das Polícias.

José Eliton desempenhou com excelência sua função à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED). O vice-governador é um advogado altamente competente, profundo conhecedor das leis.

O secretário Joaquim Mesquita, com seu competente trabalho técnico e sua equipe incansável – apesar da ausência de responsabilidade financeira constitucional do Governo Federal –, assumirá a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). Nesta área, Joaquim Mesquita foi por várias vezes, e com rara competência, Diretor Nacional da Polícia Federal em Brasília.

O secretário e deputado federal Thiago Peixoto, depois de realizar profícuas e reconhecidas gestões, com talento e competência, na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e na Segplan, substituirá o vice-governador no comando da SED.

Marconi Ferreira Perillo Júnior

Governador de Goiás”.

Coletiva no Centro Administrativo

Na manhã desta quarta-feira (24), o governador concedeu entrevista coletiva no Centro Administrativo, no centro da capital. Na ocasião, Perillo se solidarizou com os familiares das vítimas da violência no estado, principalmente com os da estudante rondoniense Nathália Araújo Zucatelli, morta por assaltantes na noite desta segunda-feira (22), próximo ao cursinho que frequentava em Goiânia. 

Na ocasião, ele destacou que se reuniu com representantes da segurança pública, e anunciou medidas que serão tomadas para conter a violência no estado, e que será instaurada uma força tarefa com lideranças da segurança no estado. 

“Esta força tarefa vai instituir e colocar em prática o programa Goiás Com Vida, que já existe em alguns estados do Brasil e esse programa terá como foco a Cruzada pela Paz, esse vai ser o lema nosso”, frisou. 

Além disso, o governador afirma que enviará uma carta à presidência da república na qual solicita maior participação do governo federal no combate à criminalidade nos estados, e coordene uma política nacional de segurança pública. 

“As medidas precisam ser adotadas imediatamente, aliás, já passaram de hora de serem tomadas. Não é mais possível que apenas os governos estaduais sejam responsáveis por todos os gastos na segurança do cidadão”, ressaltou. 

Ao ser perguntado sobre uma mudança no comando da SSP-GO, o governador afirmou que a medida não estava nos planos. “Esse é um assunto que não está sendo cogitado, então não vou nem falar sobre isso”, declarou, antes de nomear à tarde o vice como novo secretário de segurança pública do Estado.   

Com informações do repórter Jerônimo Junio.

marconi micro da radio