A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) está contratando novos médicos para reduzir a falta de profissionais nas 144 unidades de sáude da capital. A contratação ocorre por meio de contratos temporários, bem como a ampliação da oferta de horas extras.
A meta da prefeitura é suprir a falta de vagas nos ambulatórios, programa de estratégia de saúde da família e nas unidades que prestam atendimento de urgência e emergência, como nos Cais e Unidades de Pronto Atendimento (Upa). 26 novos médicos já foram contratados .
O secretário Fernando Machado informou que, com o aumento no número de atendimentos, as pessoas estão aguardando mais para ser atendidas. Segundo ele, os atendimentos são por ordem de gravidade, e não por hora de chegada. “Com o aumento no número de atendimentos, as pessoas estão aguardando mais para ser atendidas. Não é por ordem de chegada, mas sim de gravidade”, ressalta.
A SMS explicou ainda que alguns insumos e medicamentos estão pontualmente reduzidos nos estoques, no entanto, a falta não ocorre de forma total. O Ministério da Saúde já foi acionado por meio de decreto de emergência e deve enviar seringas, luvas e materiais descartáveis, itens estes que têm sido utilizados em alta escala no município.
Com informações da repórter Priscylla Borges e assessoria da SMS.













