A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) confirmou oito mortes causadas pelo vírus H1N1 em Goiás. O surto da gripe em Goiás fez com que a campanha de vacinação contra o influenza fosse antecipada para terça-feira (12).
Logo no segundo dia, em alguns postos, pessoas tiveram que enfrentar longas filas para conseguir se vacinar. A idosa Neuza Afonso bem que tentou conseguir a vacina no Centro Integrado de Assistência Médico Sanitária (CIAMS) do Setor Pedro Ludovico nesta quarta-feira (13), mas acabou destindo por causa do tamanho da fila. “Olha só o tanto de gente! Eu vou embora, não dou conta de ficar nessa imensa dessa fila”, reclama.
Na mesma unidade, José Eustáquio, que também procurou se imunizar contra o H1N1, se mostrou satisfeito com o atendimento, apesar de ter ficado cerca de 1 hora esperando para ser atendido e receber a aplicação da dose. Ele elogiou a atitude da equipe de saúde que procurou agilizar os cadastros ainda na fila.
“Foi até rápido. Achei que demorasse mais pelo volume de gente que tinha, mas foi rápido. Foi muito bem organizado, a menina veio e fez a ficha logo na fila, foi o que adiantou muito. Geralmente eles fazem na mesa e dessa vez ela fez na fila mesmo. O cartão já ficou protocolado, tudo certinho”, relata.
De acordo com a superintendente de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Goiânia, Flúvia Amorim, cerca de 3 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia da campanha só no CIAMS do Setor Ludovico. Ela destaca que todas as unidades receberam grande procura pela vacina.
“Esperávamos uma demanda maior do que a habitual, mas ela ultrapassou as nossas expectativas. Só ontem, no primeiro dia, nós distribuímos para as unidades de saúde 96 mil doses e praticamente todas as unidades zeraram seus estoques que estão sendo repostos”, afirma.
A secretária afirma ainda que os centros e postos de saúde da família costumam ter menor movimento do que os Cais e CIAMS, e, segundo ela, podem ser uma alternativa para quem procura um atendimento mais rápido.
Com informações do repórter Jerônimo Junio.