Este ano os estudantes estão mais atentos ao início do período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pelo menos é o que mostram os dados do Ministério da Educação (MEC), sobre a procura pelo tema no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na segunda-feira (09), a página contabilizou aproximadamente 1.018.148 notificações. No ano passado, o alcance do primeiro milhão de inscritos se deu dois dias após o início do prazo.

O Ministério estima a participação de 8 milhões de alunos no Enem 2016. Dentro dessa estimativa, cerca de 2,2 milhões compreendem estudantes matriculados no último ano do ensino médio. Estão isentos da taxa de inscrição, os concluintes dessa etapa, oriundos de escolas da rede pública, e os candidatos que se declararem carentes. Como previsto na edição do ano passado, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição.

Para os não-isentos, o valor da taxa equivale a R$ 68,00 e a confirmação da inscrição está vinculada ao pagamento. Segundo o MEC, o prazo para se inscrever no certame vence no dia 20 de maio. Entretanto, o usuário pode efetuar o pagamento até as 21h59 (de Brasília), do dia 25 próximo, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Ademais, a aplicação das provas está prevista para os dias 05 e 06 de Novembro.