A Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) comunicou nesta terça-feira (10), a inserção de 12 de maio como o Dia Estadual da Conscientização da Fibromialgia. O ato segue as demandas da Lei 19.081 de 28 de outubro de 2015, que objetiva a promoção da troca de experiências e informações sobre o assunto entre profissionais, pacientes e a sociedade de um modo geral.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas da fibromialgia abarcam dores fortes e incessantes pelo corpo, que muitas vezes não passam nem mesmo com o uso de remédios. As dores características da doença são crônicas e duram pelo menos dois meses. Ainda segundo a Pasta, a doença foi registrada na década de 1970 e cerca de 80% dos casos notificados são registrados em mulheres.

A sensibilidade nas articulações, nos músculos, e nos tendões forma outro aspecto rotineiro para quem tem a doença. A boa notícia é que existem maneiras de tratar a síndrome. Além de tratamentos baseados em analgésicos, relaxantes musculares e também antidepressivos, é importante o emprego da fisioterapia, acupuntura, terapia ocupacional e exercícios físicos.