A Operação Corpus Christi, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no período de 26 a 29 de maio em todo o país, já apresenta números preocupantes logo nas primeiras 24 horas.
Ouça a entrevista na íntegra: {mp3}Podcasts/2016/maio/27/inspetornewtonmoraisprf{/mp3}
De acordo com o assessor de comunicação da PRF, inspetor Newton Morais, em entrevista ao programa A Cidade Fala, da Rádio 730, nesta sexta-feira (27), pelo menos 2 mil motoristas já excederam a velocidade permitida nas rodovias federais que cortam Goiás, e um condutor foi preso por dirigir alcoolizados só nesta madrugada.
Ele explica que o excesso de velocidade ocorre principalmente em locais onde a rodovia apresenta boas condições de trafegabilidade. “Velocidade com 180 km/h, 190 km/h, 200 km/h, principalmente em rodovias boas como a BR-153 sul, e toda a extensão da BR-060”, ressalta.
Entre os casos de embriaguez ao volante, o inspetor destaca o de um condutor, que partiu na noite de quinta-feira (26) de Catalão, no sudeste do estado, com destino a Goiânia, mas acabou tomando a direção contrária e foi abordado pela polícia em Minas Gerais.
“Um cidadão de 50 anos que saiu de Catalão, deveria vir para Goiânia e já estava quase chegando em Uberlândia. Tomou o sentido contrário e o teor alcoólico aferido 1,06 miligramas por litro de ar expelido”, relata.
O homem foi levado para a delegacia onde foi multado em R$ 800. Como não possuía o dinheiro para pagar, aguarda por familiares na prisão. O inspetor alerta que mesmo após quitar o valor, o condutor, que estava com a carteira de habilitação regularizada, ainda responderá pelo crime de direção alcoolizada.
Além do alerta para não ingerir bebidas alcoólicas antes de assumir o volante, a PRF ainda relembra a nova lei do farol de luz baixa durante o dia, o chamado “farolete”, que nesta semana passou a ser obrigatório nas rodovias.
Apesar de nos primeiros 45 dias a lei vigorar apenas em caráter educativo, o inspetor Newton Morais destaca que 80% dos motoristas ainda trafegam com os faróis apagados. A PRF alerta aos motoristas que não é necessário parar o veículo para que seja autuado, basta que passe pela fiscalização policial com os faróis de luz baixa desligados para que a multa seja aplicada.
A princípio, após os 45 dias, ou seja, a partir de 8 de julho, a multa por esta infração será de R$ 85. Do dia 1º de novembro em diante, o valor passará a ser de R$ 127.













