O primeiro time brasileiro a entrar em campo pela Libertadores da América, foi o tricolor paulista. Que encarou o time considerado surpresa da competição, o Universitário do Peru, que até o momento não conhece o que é derrota na competição continental.
O São Paulo foi melhor no primeiro tempo, com muitas chances de gols perdidas e até mesmo com uma bola na trave de Cicinho. Mas a primeira etapa terminou com o placar empatado sem as redes balançarem.
Na segunda etapa o time brasileiro voltou tranqüilo e o Universitário foi para cima do tricolor paulista em busca do resultado positivo. Aos 18’ da segunda etapa, Richarlyson e Espinoza se estranharam na disputa de bola e o volante do São Paulo deixou o time brasileiro com um a menos.
No finalzinho do jogo, mesmo com um a menos desde dos 18’ do segundo tempo, o tricolor paulista quase abriu o placar e garantiu a vitória no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.
São Paulo e Universitário não conseguiram tirar o placar do zero e o empate sem gols, pode ser considerado um bom resultado para o time brasileiro já que o tricolor paulista vai precisar também de um empate sem gols para garantir a classificação para as quartas de final da Libertadores.