Era sábado, 24 de novembro de 2012. O Serra Dourada estava lotado e colorido de verde e branco. Em campo, o Goiás poderia confirmar o título da Série B daquele ano. Do outro lado estava o Joinville, que apenas cumpria tabela na competição.
O cenário estava pronto. Para completar a festa esmeraldina e coroar uma temporada brilhante só faltava a taça. Restando apenas um ponto para garantir a conquista, tudo parecia fácil para o Goiás. O jogo, no entanto, provou o contrário.
Mais do Verdão:
Léo Lima aposta em “guinada” do Goiás na Série B após virada sobre Náutico
Marcão é apresentado, elogia companheiros de ataque e garante estar pronto para atuar
JEC travesso
Convidado para a festa, o Joinville não quis ser mero figurante. Apesar do domínio esmeraldino no início da partida, o time catarinense estava disposto a colocar água no chope do Verdão e saiu na frente. Aos 18 minutos, após cobrança de escanteio, Willian soltou um balaço da entrada da área, a bola bateu no travessão e sobrou para Lima marcar.
Atrás no placar, o Goiás dependeria do resultado do clássico entre Avaí e Criciúma. Por alguns minutos, o nervosismo tomou conta dos atletas alviverdes e abriram caminho para o JEC quase ampliar com Carlos Alberto,que ficou na cara do gol após passe de Cristian. Harlei salvou a pátria esmeraldina e Lacerda completou afastando o perigo.
Ídolos e heróis
Com o título sob risco, entraram em cena dois grandes personagens da história do Goiás. Com 23 minutos, Walter dominou na entrada da área, teve tempo para ajeitar e mandou no ângulo esquerdo de Ivan, atual goleiro do Verdão, fazendo uma pintura no Serra Dourada.
A beleza do gol fez a torcida esmeraldina já soltar os primeiros gritos de “campeão”. A euforia aumentou aos 35, quando Renan Oliveira deixou Ramon tranquilo para virar o jogo. O gol foi, inicialmente, validado pela arbitragem, mas, logo depois, o árbitro anulou o lance, alegando mão de Renan Oliveira na origem da jogada.
No segundo tempo, o resultado contra o Joinville já não era tão importante. O Criciúma, rival do Goiás pelo título, perdia o confronto contra o Avaí. A conquista estava próxima. Mas, nada melhor para coroar um título do que uma vitória no estádio lotado. Foi aí que entrou em cena outro ídolo alviverde.
No fim de uma etapa complementar dominada pelo Verdão, Vitor cruzou para Iarley, que chegou junto com o zagueiro, bateu de letra para a defesa de Ivan. No rebote, o ídolo foi fatal e chutou com raiva para decretar o gol do título esmeraldino e emocionar as 38 mil vozes presentes no Serra Dourada.
Ficha Técnica
Goiás 2×1 Joinville
Campeonato Brasileiro da Série B de 2012- 38ª rodada
Data: 24 de novembro de 2012
Horário: 16h20
Local: Estádio Serra Dourada; Goiânia, GO
Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e José Pedro Wanderley da Silva (PE)
Gols: Lima 18’1T (JOI); Walter 23’1T e Iarley 38’1T (GOI)
Público: 38.000
Renda: R$ 306.995,00
GOIÁS: Harlei; Vitor, Lacerda, Ernando e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon (Dudu Cearense), Ricardo Goulart e Renan Oliveira (Iarley); Walter (Júnior Viçosa).
Técnico: Enderson Moreira.
JOINVILLE: Ivan; Eduardo, Diego Jussani, Maurício e Cristian; Carlos Alberto, Leandro Carvalho, Ricardinho e Willian (Adaílton); Lima (Jean Carlos) e Jaílton (Fernando Viana).
Técnico: Artur Neto.