A Polícia Civil (PC) prendeu o homem suspeito de praticar golpes em instituições financeiras e também no comércio de Goiânia.

Com Silvando Oliveira, foram apreendidos seis automóveis e duas motocicletas. De acordo com as investigações, os veículos teriam sido comprados com dinheiro proveniente dos crimes, além de possuir dez carteiras de identidade falsas. O titular do 1º Distrito Policial de Goiânia, Izaías Pinheiro, explica como o suspeito agia para aplicar os golpes.

“Ele escaneava uma certidão de nascimento falsa, ia no instituto e fazia uma carteira de identidade verdadeira. Com esse RG ele fazia um CPF, ia na instituição bancária e abria uma conta corrente e ali ele conseguia com todos créditos disponibilizados pra ele, o limite do cheque especial, empréstimo pessoal, cartão de crédito”, relata.

O delegado relata que depois de realizar as compras e deixar o nome chegar à inadimplência, Silvando jogava todos os documentos fora e começava tudo outra vez. Segundo as investigações, o suspeito estava no sexto período do curso superior de engenharia civil, era concursado dos Correios e também dono de um supermercado.

“Ele tem uma inteligência muito acima da média, porque os golpes dele eram muito bem preparados e não deixava amarras para a instituição bancária descobrir o golpe antes do prejuízo chegar para eles. Ele tem um supermercado onde ele faz o movimento. Então para cada vez que ele vai trocar de nome, ele troca a razão social do mercado. Ele faz a coisa bem amarradinha”, pondera.

O suspeito foi identificado por seguranças de uma instituição bancária, contra a qual ele já havia aplicado outros golpes, porém, em agências diferentes.  Silvando vai responder criminalmente por estelionato contra instituições bancárias, falsificação de documento público, falsidade ideológica e uso de documento falso. 

Com informações do repórter Jerônimo Junio