No final de semana, o terceiro goiano participou dos Jogos Olímpicos-2016. Após Clemilda Fernandes, do Ciclismo de Estrada, e Renato Portela no Tiro Esportivo (skeet), foi a vez de Rafael Andrade representar o estado e o Brasil na ginástica de trampolim.
O atleta foi eliminado na primeira fase da competição da modalidade. Na segunda série de dez saltos, o brasileiro errou o local de aterrissagem na cama elástica e teve que abandonar a prova, ficando em penúltimo lugar, com 76.145 pontos. Apesar da eliminação, Rafael entrou para a história do Brasil nos Jogos Olímpicos, já que foi a primeira vez que um brasileiro se classificou para disputar a ginástica de trampolim nas Olimpíadas.
MAIS DA RIO 2016
Acompanhe tudo das Olimpíadas Rio-2016 em TEMPO REAL!
Brasil bate a Rússia no vôlei feminino, classifica em primeiro e segue sem perder nenhum set nas Olimpíada
Com grande virada no 1º set, Ágatha/Bárbara vencem russas e garantem medalha para o Brasil
Como um raio! Usain Bolt conquista o ouro olímpico dos 100m pela terceira vez
O atleta, que já pratica a modalidade há vinte anos, se disse frustrado pelos erros cometidos, mas realizado por ter se tornado um atleta olímpico. “Realizei um sonho, pois agora sou atleta olímpico. Fiquei um pouco frustrado com a minha série livre, porque, geralmente, nos treinos, não cometo o erro que cometi aqui no sexto salto. Apesar disso, fico feliz de ter tido a oportunidade de representar o Brasil”, declarou ao Portal EBC.
O atleta declarou, ainda, que espera ter conseguido despertar o interesse do público que estava no ginásio, tendo em vista que a ginástica de trampolim não tem tradição no Brasil e, até então, o país não tinha representante olímpico. “Agora, a modalidade tem representante em Jogos Olímpicos, e isso deve gerar maior visibilidade para o torcedor em geral, que não conhece bem o que é a ginástica de trampolim”.













