O Brasil segue vivo na disputa por uma vaga nas quartas de final do basquete masculino. A seleção brasileira bateu a Nigéria por 86×69 e manteve viva a esperança de classificação. O time anfitrião depende agora de uma vitória da Argentina sobre a Espanha para avançar.

A atuação nos primeiros dois quartos não foi das melhores. O Brasil permitiu muitas infiltrações do time africano e ficou quase todo o primeiro quarto atrás no placar. No segundo quarto os brasileiros melhoraram na defesa e aproveitaram os lances livres para abrir boa vantagem no placar.

No terceiro quarto, o Brasil foi muito bem. O time de Magnano conseguiu fazer boa dianteira e administrou o placar até o final de mais um período. No início do último quarto, no entanto, o jogo ficou novamente equilibrado e a Nigéria chegou a cortar a vantagem dos brasileiros para apenas três pontos.

Mais das Olimpíadas do Rio de Janeiro:
É bronze! Poliana Okimoto é terceira colocada na maratona aquática e conquista sétima medalha do Brasil
Goiás nas Olimpíadas: Rafael Andrade faz história, mas não chega à final da ginástica de trampolim

Rúben Magnano teve que pedir tempo e dar uma bronca nos atletas. A equipe verde-amarelo acordou e aí começou o passeio. Com os nigerianos abalados pela iminente derrota e consequente eliminação, o Brasil aproveitou e dilatou o placar. A desconcentração africana era visível nos contra-ataques convertidos por Alex Garcia. O armador apareceu livre de marcação em três oportunidades para anotar.

Assim, o time anfitrião fechou o jogo com uma vitória por 86×59 . O triunfo ainda permite aos brasileiros sonharem com a classificação. Caso avance, o Brasil pegará o temido Estados Unidos nas quartas de final. A Nigéria, por sua vez, faz as malas e dá adeus à Rio 2016.