Aproximadamente 600 crianças já foram atendidas pelo projeto Páscoa na Floresta, que acontece na praça de evento do Buriti Shopping desde o último dia 4 e vai até o próximo Domingo de Páscoa (12). As atividades de educação ambiental são desenvolvidas por uma equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). O Projeto, destinado às crianças de 4 a 12 anos, presta atendimento gratuito das 14h às 20 horas.

A garotada que participa da Páscoa na Floresta passa por um circuito de oficinas de reciclagem. Além de divertir as crianças com atividades como pintura de rosto, confecção de artesanato com garrafas pet e outras atividades, o projeto tem como intuito uma ação educativa. “Aproveitamos a situação para explicar para as crianças a importância dos 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar – em nosso cotidiano”, explica Regina Miranda, gerente de Educação Ambiental da Amma.

De acordo com ela, a criançada fica encantada quando termina a oficina de reciclagem. “Os participantes da oficina ao descobrirem que uma garrafa pet pode se tornar em algo útil no lugar de ir para lixo, até assustam, e para nós educadores ambientais, é gratificante ver no rosto das crianças o resultado positivo de cada ação desenvolvida ambientalmente”, salienta Regina.

A gerente de Educação Ambiental acrescenta que propiciar um destino lúdico para esse material reciclável, além de ecológico, é sustentávelmente correto. “Ensinar as crianças a importância em reutilizar um material reciclável é o mesmo que plantar uma semente, e sabendo que o fruto será colhido no futuro”, declara.

Quem não perde nenhum dia da Páscoa na Floresta é a dona de casa, Patrícia Santana mãe de um casal de filhos que se encantaram desde que participaram no sábado (dia 4), quando aconteceu a abertura do evento. “Depois de trazer meus filhos no primeiro dia, não sei mais o que fazer, já é o terceiro dia consecutivo que tenho de trazê-los novamente, eles adoraram pintar o rosto”, disse.