Dois dos cinco candidatos à prefeitura de Senador Canedo compareceram ao Debate 730, na manhã desta quinta-feira (22). O atual prefeito e candidato à reeleição, Misael Oliveira (PDT), e o atual vice, Dr. Alsueres (PR), se enfrentaram e, em determinados momentos, colocaram os nervos um do outro à prova durante o debate.
O candidato do PR foi o primeiro a chegar ao debate e falou sobre a expectativa de enfrentar o adversário e criticou a atual gestão de Misael Oliveira: “As expectativas são as melhores possíveis. Acredito que o debate é a melhor forma de transmitirmos ao nosso eleitor, não apenas os nossos projetos, mas também a nossa indignação com a atual gestão em Senador Canedo”, afirma
Também nas considerações iniciais, Misael falou sobre o que espera do debate e destacou as ausências dos demais candidatos. “A minha expectativa é que viessem todos. O debate é o momento de falar as ideias, falar as políticas. Fico triste porque fugiram do debate. Será que têm algo a esconder do eleitor? Quem corre do debate realmente não deveria nem ser candidato”, ponderou.
Confira a galeria de fotos do debate
Perguntas de jornalistas
O primeiro bloco do Debate 730 foi marcado pelos ataques do atual prefeito Misael Oliveira, e o atual vice-prefeito e adversário, Dr. Alsueres. O candidato do PDT afirmou que o problema da falta de água na cidade se deve à instalação de adutoras que, segundo ele, foram realizadas durante gestão do ex-prefeito Divino Lemes (PSD).
“Estamos com mais R$ 12 milhões da conta da prefeitura para construir mais um lago na cidade. O problema da falta de água em alguns bairros é pontual, por conta das adutoras instaladas durante a administração do ex-prefeito Divino Lemes”, afirma.
Em determinado momento, ainda durante a pauta falta d’água, Misael chegou a interromper a fala de Alsueres, o que não é permitido pelas regras do debate, e o chamou de ‘mau administrador’. A assessoria do candidato do PR solicitou direito de resposta e teve pedido atendido.
“Quero dizer que como é possível administrar hospital sem pagamentos em dia, e até sem falta de água? Vou construir o Hospital de Urgências de Senador Canedo e o Hospital Pediátrico, e vou mostrar que administração com dinheiro é fácil, basta ter vontade política”, respondeu.
O atual prefeito respondeu logo em seguida, afirmando regularidade nos vencimentos. “Só não embargaram o seu hospital, por questão de clemência e porque é o único da cidade. O senhor recebe religiosamente em dia”, apontou Misael.
Vazamento de amônia
Os dois candidatos comentaram sobre o vazamento de amônia, ocorrido na última terça-feira (20), em um frigorífico, próximo à GO-020. O candidato Dr. Alsueres acredita que a prefeitura poderia ter fiscalizado melhor o local, e frisou que o município não dispõe de uma unidade de Saúde que suporte o contingente de funcionários vítimas do vazamento.
“É um acidente interno dentro de uma empresa, e a prefeitura não tem como intervir diretamente, mas acredito que a prefeitura poderia interferir se já tivesse construído um hospital público que desse conta de suportar todo o problema gerado por aquele acidente”, ressaltou.
Já o candidato do PDT afirma que mobilizou toda a equipe médica do município para prestar atendimento às vítimas. “Quando a prefeitura tomou conhecimento do vazamento, todos os médicos, Bombeiros, unidades móveis de Saúde foram direcionados ao local, eu mesmo me desloquei até lá para ver o que poderia ser feito”, esclareceu.
Migração
Sobre a questão migratória, Dr. Alsueres afirma que o município de Senador Canedo ainda é uma cidade-dormitório, que foi feita uma propaganda que não condiz com a realidade da região para receber os migrantes.
“Nossa cidade ainda é uma cidade-dormitório. Essa onda migratória, principalmente da região nordeste do País, é preocupante. Mas é fruto de uma propaganda que fizeram de Senador Canedo. Fizeram uma publicidade que não é a realidade”, avalia.
Na opinião do candidato Misael Oliveira, apenas a industrialização do município será capaz de suportar esta e outras questões em Senador Canedo. “Vou gerar um pólo de empresas para gerar empregos em Senador Canedo. Para dar conta da Saúde, Educação, Segurança Pública, Esporte, Lazer, somente com a industrialização”, argumenta.
Educação
O candidato Dr. Alsueres afirma que pretende resolver o problema da falta de creches no município, e que vai ampliar o horário de funcionamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
“Mães trabalhadoras reclamam que não tem onde deixar seus filhos. Temos um projeto que é o aumento do turno do CMEI com dois turnos de 6 horas. Vamos valorizar o funcionários, e aumentar o número de vagas para funcionários dos CMEIS. Os CMEIS funcionarão até às 19h”, afirmou.
Já o atual prefeito e candidato à reeleição, Misael Oliveira, afirma que vai promover a valorização dos profissionais dos CMEIs que que as unidades funcionarão durante todo o ano, sem período de férias.
“O problema das creches é inerente a todas as cidades brasileiras. Já temos licitação para aumentar o número de salas de aula nos CMEIs. Temos sim que ampliar o horário, de manhã e à tarde, e também o funcionamento das creches, CMEIS por 12 meses, além de remunerar melhor os profissionais”, reforça.
Segurança Pública
Ronda motorizada e instalação de mais câmeras de segurança no município foram algumas das propostas do candidato Dr. Alsueres. Misael Oliveira rebateu dizendo que o projeto das câmeras já está em andamento e que abrirá concurso público para a contratação de 400 guardas municipais.
Ausências
A Rádio 730 entrou em contato com o candidato Divino Lemes (PSD), que decidiu que não tem interesse em participação no Debate 730. Já Zélio Cândido (PSB) afirmou que não compareceria por decisão de política de campanha. O candidato do DEM, Franco Martins, disse que está afônico, e que por isso se ausentou do debate.