Na noite desta quinta-feira, 6, o Brasil entrou em campo em mais um compromisso rumo à Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Pelas Eliminatórias sul-americanas, a seleção recebeu a Bolívia, na Arena das Dunas, e goleou os bolivianos por 5×0, com gols de Neymar, Phillippe Coutinho, Filipe Luís, Gabriel Jesus e Roberto Firmino.
O primeiro tempo foi excelente, a Canarinho alcançou a goleada ainda na primeira etapa. Neymar teve uma atuação de gala, marcou o primeiro, deu assistência para outros dois gols e chegou a marca de 49 gols pela seleção. Porém, se envolveu em confusão e tomou o 3º amarelo, ficando de fora do próximo jogo. Phillipe Coutinho e Filipe Luís também tiveram ótimas atuações.
No segundo tempo, a seleção tirou o pé e diminui o ritmo, marcando apenas mais um gol, com Roberto Firmino, que entrou no lugar de Gabriel Jesus. Neymar foi substituído com o rosto sangrando, após cotovelada de Azogue.
Com o resultado, o Brasil chegou aos 18 pontos, mas permaneceu na segunda colocação na tabela, já que o Uruguai venceu a Venezuela e foi para os 19. O próximo confronto da seleção será na terça-feira, dia 11, diante da Venezuela, às 21h30, em Mérida.
1º tempo
O jogo começou bastante movimentado, mas com poucas chances reais de gol. Na primeira oportunidade, o Brasil marcou. Aos 10 minutos, Neymar fez bela jogada individual pelo meio, tocou em Gabriel Jesus na direita, o camisa nove deixou o goleiro batido e devolveu para Neymar, que completou para as redes.
Após o gol, o Brasil passou a ter mais a posse de bola, mas o jogo seguiu sem grandes chegadas das duas equipes. Aos 25 minutos, o segundo gol brasileiro, dessa vez, com Phillippe Coutinho. Giuliano fez ótima jogada pela direita e colocou a bola na área, Daniel Alves deu uma chaleira e a bola sobrou em Coutinho, que chutou cruzado para o fundo das redes.
Aos 34 minutos, Neymar se envolveu em confusão com Azogue e tomou cartão amarelo, foi o terceiro do atacante, que não joga contra a Venezuela, na próxima rodada. Em seguida, aos 36 minutos, o terceiro gol do Brasil. Neymar, novamente, fez jogada pelo meio e, muito marcado, abriu o jogo com Filipe Luís, na esquerda. O lateral avançou na área e deu um toquinho para o gol.
Para fechar o primeiro tempo com chave de ouro, o quarto gol. Aos 41 minutos, outra jogada com Neymar, dessa vez, ele recebeu a bola na esquerda, se livrou da marcação e deu toque magistral para Gabriel Jesus, que apareceu na área e chutou por cima do goleiro Carlos Lampe. Fim de primeira etapa com goleada brasileira.
2º tempo
A segunda etapa começou com um ritmo menor, a seleção tirou o pé e controlou mais o jogo. A primeira oportunidade foi aos 8 minutos, quando Neymar fez bela jogada, avançou da direita para a ponta esquerda e chutou, para a defesa do goleiro Lampe. Na sobra, Giuliano finalizou, mas a bola foi para fora.
Aos 13 minutos, de novo Neymar, que cruzou na medida para Gabriel Jesus, que testou firme para o gol, obrigando Lampe a fazer ótima defesa. Aos 20 minutos, Neymar foi acertado com uma cotovelada por Azogue e caiu com o supercílio sangrando, foi substituído por Willian.
O quinto gol da seleção saiu da cabeça de Roberto Firmino, aos 29 minutos. Após cobrança de escanteio de Filipe Luís, pela esquerda, o centroavante subiu mais alto que a defesa boliviano e cabeceou forte e certeiro, fechando a goleada brasileira em terras potiguares.
Aos 39 minutos, Lucas Lima, que entrou no lugar de Giuliano, construiu jogada e cruzou para a área. Willian dominou e, na sequência, foi marcado e perdeu o equilíbrio. Aos 41 minutos, quase o sexto gol, Daniel Alves recebeu a bola na direita e cruzou na pequena área, Renato Augusto apareceu de carrinho para completar, mas perdeu o tempo da bola.
FICHA TÉCNICA
Brasil 5×0 Bolívia
Dia: 06/10/2016
Horário: 21h45
Local: Arena das Dunas, Natal-RN
Árbitro: Wilson Lamouroux (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán e Eduardo Díaz (COL)
Cartões amarelos: Neymar (BRA). Melean, Azogue (BOL).
Gols: Neymar (10’ 1T), Philippe Coutinho (25’ 1T), Filipe Luís (36’ 1T), Gabriel Jesus (43’ 1T), Roberto Firmino (29’ 2T)
BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho; Giuliano (Lucas Lima), Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar (Willian); Gabriel Jesus (Roberto Firmino).
Técnico: Tite
BOLÍVIA: Carlos Lampe, Ronald, Edward, Marvin, Edemir, Alejandro, Campos (Velasco), Arce (Ramallo), Yasmani (Pablo Escobar) e Marcelo Moreno.
Técnico: Angel Guillermo Hoyos