No Estado de Goiás são realizadas festas religiosas que ficaram conhecidas em todo o Brasil. O Turismo religioso goiano destaca o tradicionalismo das festas religiosas como as cavalhadas, festa do Divino Pai Eterno em Trindade, festa do Muquém entre outras. A celebração da Semana Santa na cidade de Goiás movimenta um grande número de turistas.
A festa do Divino Pai Eterno é considerada a terceira maior festa religiosa do país. A Agência Nacional de Turismo de Goiás, Goiás Turismo, trabalha para desenvolver a área de turismo em Goiás com foco no turismo religioso.
A Diretora de Desenvolvimento Turístico de Goiás, Deusilene Leão informa que serão realizadas obras para a reestruturação da Via dos Romeiros.
“O Turismo religioso é um projeto que está dentro do nosso plano Estadual do Turismo. Dentro desse projeto nós temos os projetos especiais que é exatamente o Caminho do Pai Eterno, que é a Via dos Romeiros”, disse a diretora de Desenvolvimento Turístico de Goiás.
Deusilene Leão ressalta ainda que a reestruturação da Via dos Romeiros possibilitará a permanência do turista por um tempo maior beneficiando Goiânia, porque a estrutura de Trindade passa pela capital. “Uma obra inusitada, as estações refeitas, estacionamento, praça de alimentação e uma arborização diferenciada”, declara Deusilene.
O Sebrae trabalha em um plano de desenvolvimento para o turismo religioso na cidade de Trindade. A coordenadora analista de comércio e serviços do Sebrae, Andrea Santos Carneiro, explica que o plano foi estruturado com ações definidas para um prazo de dez anos.
Este plano de desenvolvimento trabalha no sentido de capacitar mão-de-obra das pessoas que trabalham no turismo durante a festa e em outras ocasiões. “O objetivo é consolidar a cidade de Trindade no turismo religioso devido todo o histórico religioso que Trindade tem”, disse a coordenadora.
Este ano a novena do Divino Pai Eterno tem início em 25 de junho. O tema de 2010 será Pai Eterno, Esperança e Salvação. A programação conta com a V Romaria Arquidiocesana a Trindade, a Romaria dos carros de boi, a missa dos carreiros, a missa da juventude e missa com os ‘romeirinhos’.