Neste domingo, dia 6, Goiânia será sede da Stock Car pela segunda vez no ano. Em março, o Autódromo Internacional Ayrton Senna recebeu a terceira corrida da temporada, que conta com equipes novatas e veteranos, com pouca e muita tradição na competição. Além de  ex-pilotos de carros de fórmulas e de kart.

Uma das equipes mais antigas do torneio é a Ipiranga RCM, que estreou na Stock no ano de 1990. Apesar de 26 anos de história, a Ipiranga ainda não tem nenhum campeonato para a conta, são três pole positions e catorze vitórias. Porém, a marca tem um feito único: é a única equipe a conquistar duas Corridas do Milhão consecutivas, as duas com Thiago Camilo, nos anos de 2011 e 2012.

Na atual temporada, a Ipiranga RCM está na sétima colocação, com duas vitórias, sete top 5 e dez top 10, somando 195 pontos. Thiago Camilo, ao lado de Galid Osman, são os pilotos que representam a equipe na Stock Car.

THIAGO CAMILO E GALID OSMAN

Galid Osman tem uma história recente na Stock Car, o piloto paulistano estreou na principal categoria do automobilismo brasileiro no ano de 2012, pela equipe Full Time Sports. Antes de ingressar, Galid obteve vasta experiência nas categorias de acesso à Stock, como a Copa Montana e a Copa Vicar.

No mesmo ano, Galid migrou para a Ipiranga RCM e conseguiu sua primeira vitória no torneio no ano de 2014, no Velopark. A primeira pole position foi conquistada no ano de 2015, no circuito de Curitiba. Em Goiânia, no começo do ano, o piloto conquistou o primeiro lugar da corrida dois, à frente de Felipe Fraga e Rubens Barrichello, atuais líder e vice-líder, respectivamente.

No geral, Osman está na 16ª colocação, com uma vitória, três top 5 e cinco top 10, somando 96 pontos. O piloto passou a somar pontos na atual temporada da Stock justamente na primeira etapa goiana, terceira corrida do torneio.

Já Thiago Camilo é um dos principais nomes do automobilismo brasileiro. O piloto, que é natural de São Paulo, é o segundo piloto com maior número de vitórias em atividade na Sotck Car. Além disso, o piloto acumula as alcunhas de ter sido o mais jovem a conseguir uma vitória na Stock e uma pole position, quando tinha 20 anos.

Ele disputou a Stock Car Light no ano de 2000, quando tinha 16 anos, e estreou na categoria principal no ano de 2003, na corrida em que seu pai, Bel Camilo, se despedia das pistas rumo à aposentadoria. Outro feito marca a carreira do Thiago: é o único piloto a conquistar três vezes a Corrida do Milhão, 2011, 2012 e 2015, esta última sendo disputada em Goiânia.

Ademais do feito do último ano, Thiago tem uma relação especial com Goiânia. Foi na capital que o piloto estreou oficialmente no automobilismo, na disputa da Stock Car Light. Ele enalteceu o retrospecto que tem na cidade, elogiou o autódromo e revelou boa expectativa para a corrida.

“Tenho um carinho especial por Goiânia, foi aqui que estreei oficialmente no automobilismo. Gosto muito da pista, do traçado, venci a Corrida do Milhão ano passado aqui, tenho um retrospecto muito positivo. Estou muito confiante, quem ganhou a última corrida aqui foi meu companheiro de equipe, o Galid. Isso mostra que temos uma equipe boa para essa pista, nos padrões normais”, declarou.

Thiago Camilo está na 14ª colocação na tabela, com uma vitória, quatro top 5 e cinco top 10, somando 99 pontos. Nos treinos livres desta sexta-feira (4), Thiago fez o segundo melhor tempo do dia, com a volta em 1min25s367. Já Galid Osman terminou em 7º lugar, com 1min25s717. O grid de largada será definido no sábado (5).