Depois da despedida do OBA no último sábado, chegou a hora do Vila Nova dizer tchau para a temporada de 2016. Amanhã, dia 26, pela 38ª e última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Tigrão se despede da campanha no nacional. O Vila, conforme afirmaram alguns dos seus representantes, conquistou seu objetivo no torneio: permanecer na segunda divisão. Às 17h30 (de Brasília), o time colorado visita o Joinville, que ainda luta contra o descenso.

Com 53 pontos, o Vila Nova está tranquilo na 10ª colocação do Brasileirão. O Tigrão pode, dependendo dos resultados da rodada, se despedir da Série B na 8ª posição da tabela. O clube goiano visa, também, terminar a competição nacional com a melhor campanha como visitante entre todos os 20 clubes: 32 pontos da equipe foram conquistados jogando fora de casa – ao todo, foram nove vitórias e três empates.

Viu essa? Jogão! Atlético x Vila Nova abrirá Goianão 2017. Confira as datas de todos os clássicos

Em meio a confirmações de renovações contratuais e de saídas, o Vila Nova embarcou para Santa Catarina com dois desfalques de última hora. Moisés e Frontini não estarão junto com a delegação colorada. Ambos sentiram, ontem, dores na coxa e foram vetados pelo departamento médico. Na lista de relacionados, Joãozinho volta a ser convocado, no entanto, o atacante está de saída. Não sabia? Leia aqui.

O ADVERSÁRIO

Ao contrário do Tigrão, o Joinville chega na última rodada buscando a permanência na Série B. Com 37 pontos conquistados em 37 jogos, o time catarinense é o 17º colocado da competição – primeiro clube na zona de rebaixamento. Para evitar o segundo descenso consecutivo, o JEC precisa vencer ou empate com o Tigrão e torcer por um tropeço do Oeste que encara o Náutico, no mesmo horário, na Arena Pernambuco.

A semana de treinamentos no JEC foi recheada de muito mistério. O treinador Ramon Menezes não divulgou o time que deve começar a partida, mas conta com o reforço do zagueiro Reginaldo, que cumpriu suspensão na última rodada.

Por conta de uma punição imposta pelo STJD, o Joinville terá que atuar, contra o Vila, com os portões fechados. O duelo é tratado como “jogo da vida”, já que o JEC luta contra o descenso para Série C – em 2015 o time chegou na Série B após ser rebaixado da Série A, junto com Goiás, Vasco e Avaí.

O RETROSPECTO

Em toda a história esse será o confronto número 15 entre as equipes. O Vila Nova tem mínima vantagem sobre o rival: seis vitórias contra cinco do tricolor. O Tigrão tem média acima de 1 gol por partida contra o JEC, que também marca, segundo as estatísticas, pelo menos um gol por duelo contra o clube goiano.

O último encontro entre Vila Nova e Joinville aconteceu no dia 02 de agosto de 2016, em partida válida pela 19ª rodada da Série B. Na ocasião, um pouco mais de cinco mil torcedores assistiram a vitória do time colorado por 2 a 1 sobre o JEC. Moisés e Joãozinho marcaram para o Tigrão, enquanto Danrlei descontou para o Joinville.

FICHA TÉCNICA

38ª rodada: Joinville x Vila Nova
Data: 26/11/2016
Horário: 17h30 (de Brasília)
Local: Arena Joinville, Joinville (SC)

Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Luiz Cláudio Ragazone (RJ) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
Quarto árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)

Provável Joinville: Jhonatan; Everton Silva (Reginaldo), Danrlei, Ligger e Fernandinho; Naldo, Kadu e Tinga; Juninho (Erick Luis), Fernando Viana e Jael. Técnico: Ramon Menezes.

Provável Vila Nova: Wagner Bueno; Maguinho (Bruno Oliveira), Guilherme Teixeira, Reginaldo e Patrick; Caíque, Geovane, Simião e Aloísio; Joãozinho (Vandinho). Técnico: Guilherme Alves.