Durante sessão realizada nesta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa, os parlamentares goianos aprovaram por unanimidade, em primeira votação, o projeto de autoria do deputado estadual Luiz César Bueno (PT), que extingue o horário de verão em Goiás.
A decisão dividiu opiniões. Em entrevista concedida ao Programa A Cidade Fala da Rádio 730, o deputado estadual afirmou que a aprovação do projeto atende a um anseio antigo da população. “São inúmeras as pessoas que nos abordam nas reuniões pedindo o fim do horário de verão. O horário de verão ele altera o relógio biológico das pessoas, gera estresse, as crianças têm uma queda brusca no rendimento escolar, e recentemente a questão da segurança porque os trabalhadores estão sendo assaltados nos pontos de ônibus.”
Luiz César Bueno também rebateu as críticas dos opositores ao fim do Horário. “Quem frequenta bares e restaurantes vai a qualquer hora, quem gosta de ir ao boteco vai. A gente não pode pegar esse público e sacrificar as crianças que acordam cedo e o trabalhador que pega ônibus e está correndo risco. É essa a questão que se discute.”
Ainda de acordo com o deputado, o Horário de Verão muda a vida das pessoas para pior. “Quantas pessoas não tiveram problemas de saúde e segurança por causa do Horário? Então é uma questão de sensatez. Independente do resultado final, nós conseguimos mobilizar a sociedade e eu me sinto com o dever cumprido.”
Apesar da aprovação em primeira votação, o fim do horário de verão no estado ainda não está estabelecido. O projeto ainda depende da sanção do Governador Marconi Perillo para ser implantado já em 2017. Segundo Luiz César Bueno, a extinção do Horário em Território Nacional depende de uma união entre os estados. “Eu acredito que se Goiás e outros estados assumirem essa disputa de não adesão, nós estaremos dando um passo significativo para acabar com o Horário de Verão em todo o Brasil. Estabelecem um Horário que muda a vida das pessoas e não se discute isso no Congresso.”