Policiais militares, bombeiros, agentes e delegados da Polícia Civil receberam proposta do governo do estado para em relação ao reajuste salarial que estavam pretendendo. Os soldados da Polícia e do Corpo de Bombeiros será dado um aumento de 40% ainda este mês, e 60% no mês de dezembro. Para os demais cargos a proposta será dada em 8 parcelas, sendo 4 de 5% cada uma, até o final deste ano, e 3 de 20% em 2011, e a útlima, de 20%, em abril de 2012.

Além disso será será implementado o quadro de milateres da saúde e de músicos. Ainda ficou fixado o intervalo mínimo de 3 anos para a promoção de cabos, e ocorrerá a criação dos comandos de policiamento especializado, ambiental, de ensino policial militar, tecnológico de gestão informacional, academia de polícia militar e de correções e disciplina.

Segundo o ex-secretário de segurança pública, o deputado estadual Ernesto Roller, o aumento gradual de algumas categorias se dá por se tratarem de organizações de carreira. “Algumas outras categorias o percentual aumenta porque como é uma organização de carreira. Nós temos um tratamento entre os postos e as patentes militares para o atendimento de cada uma delas observando uma lógica de estrutura de carreira vertical da Polícia militar e do Corpo de Bombeiros”, afirmou Roller, em entrevista à rádio 730.

BOA ACEITAÇÃO

A proposta do governo foi bem recebida pela classe. De acordo com o presidente da Associação de Cabos e Soldados, Gilberto Lima, o governo atendeu à 80% das reivindicações da categoria. “O que nós não conseguimos foi avançar em relação ao aumento do soldado, porque nós queríamos que o soldado tivesse um aumento partindo de R$ 2711 para R$ 3288”, afirmou Gilberto.