Ninguém venceu ainda na Copa do Mundo da África do Sul. Após um empate por 1 a 1 entre a seleção anfitriã e o México, Uruguai e França se enfrentaram no Green Point, na cidade do Cabo e não saíram do empate sem gols.
A partida foi equilibrada, com muita marcação no meio-campo, mas sem grandes emoções. A França teve mais posse de bola, principalmente na primeira etapa, mas os dois goleiros foram meros espectadores durante a maior parte do confronto.O JOGO
No duelo dos dois campeões mundiais do Grupo A, a primeira chance foi francesa. O rápido atacante Ribéry cruzou para Govou. O atacante desviou para a linha de fundo.
Aos 14, o time francês chegou com perigo novamente. Após cruzamento na área, Anelka cabeceou por cima do gol de Muslera.
O time sul-americano reagiu dois minutos depois com o perigoso atacante Forlan. Ele recebeu na área e bateu forte. Lloris espalmou.
Aos 30, novamente os franceses assustaram. Govou fez fila e lançou Anelka, mas ele estava em posição irregular. Mais perigosa, a França terminou a primeira etapa com seis chutes a gol, enquanto o Uruguai finalizou apenas uma vez na meta do time europeu.
Na segunda etapa. O França continuou mais consciente e organizada no meio-campo, trabalhando bem a bola. Fechado, o Uruguai chegava nos contra-ataques, com perigo. Dessa forma, aos sete minutos, Fórlan recebeu lançamento longo. O atacante dominou entre dois zagueiros e chutou para fora.
Três minutos depois a o time europeu respondeu, em um chute de fora da área. Toulalan tentou surpreender de longe, mas a bola parou nas mãos de Muslera.
Aos 28, o Uruguai voltou a assustar os franceses. Após cobrança de lateral, a bola sobrou para Fórlan. O atacante recebeu e bateu para fora, o goleiro Lloriz.
Sete minutos depois, o Uruguai teve uma baixa em campo. Lodeiro deu um carrinho em Sagna e recebeu cartão vermelho, deixando o time sul-americano com um a menos.
A França a partir daí começou pressão total na partida, mas não conseguiu furar o bloqueio sul-americano e a partida terminou sem gols.
FICHA TÉCNICA – URUGUAI 0 x 0 FRANÇA
Local: Greenpoint Stadium, na Cidade do Cabo (África do Sul)
Data: 11 de junho de 2010, sexta-feira
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)
Assistentes: Toru Sagara (China) e Hee Sang Yeong (Coreia do Sul)
Cartões amarelos: Lodeiro, Victorino, Lugano (U), Evra, Ribéry e Toulalan (F)
Cartões vermelhos: Lodeiro (U)
URUGUAI: Muslera; Victorino, Lugano e Godín; Maxi Pereira, Diego Pérez (Eguren), Arevalo Ríos, Nacho González (Lodeiro) e Álvaro Pereira; Suárez (Abreu) e Forlán
Técnico: Oscar Tabarez
FRANÇA: Lloris; Sagna, Gallas, Abidal e Evra; Toulalan, Govou (Gignac), Diaby, Gourcuff (Malouda) e Ribéry; Anelka (Henry)
Técnico: Raymond Domenech