A bi-campeã do mundo, Argentina, venceu na estreia. Jogando contra a Nigéria, os hermanos da América do Sul apresentaram melhor futebol e, com justiça, impuseram o placar de 1 a 0. Apesar de criar chances e de nivelar o duelo em determinados momentos, os africanos mostraram falhas no sistema ofensivo, tiveram trabalho para “segurar” Messi, Tevez, Verón e Cia..

ÁUDIO: OUÇA A NARRAÇÃO DO GOL

Com o resultado, os hermanos ficam na 2ª colocação do grupo, com menos saldo de gols do que os coreanos do sul, que fizeram dois gols na estreia. Já os nigerianos, vão a 3ª, deixando os gregos na lanterna. Na próxima 5ª feira (17), a Nigéria enfrentará a Grécia, em Bloemfontein, às 11h (horário de Brasília). No mesmo dia, às 8h30, a Argentina jogará contra a Coreia do Sul, em partida que vale a liderança.

O JOGO

O início foi movimentado. A 1ª chance de marcar foi aos 45 segundos de jogo, com Messi. Aos 2min, a Nigéria respondeu, com Obasi. batendo cruzado, mas para fora. Um minuto depois, de baixo das traves, Higuaín também errou. A igualdade no placar durou pouco. A Argentina fez o primeiro gol logo aos 6min. Após escanteio batido por Verón, o zagueirão Heinze subiu sozinho e cabeceou para abrir o placar no Ellis Park.

O jogo seguia franco. As duas equipes, com toques rápidos, conseguiam chegar na área adversária com relativa facilidade e, assim, as jogadas eram criadas. Era um jogo bonito. Entretanto, aos 21min, Higuaín fez feio. O atacante da Argentina e do Real Madrid recebeu belo passe de Tevez e, cara a cara com o goleiro, conseguiu bater em cima do goleiro.

Aos poucos a Argentina ia colocando a Nigéria no campo de defesa e mostrando melhor futebol. Mesmo assim, nos contra-ataques, a seleção africana conseguia chegar. Aos 27min, o meia Obasi só não marcou porque não teve calma para escolher o canto certo do goleiro Sergio Romero. O jogador recebeu livre pela esquerda, dentro da área, e bateu pra fora. Apesar da chance, os sul-americanos jogavam mais conscientes.

Messi comandava o meio campo argentino. Era ele – auxiliado por Tevez – quem comandava as melhores chegadas ofensivas do time azul celeste. Aos 36min, o melhor jogador do mundo (FIFA) foi sozinho até a entrada da área e bateu colocado no ângulo. Incrível, o goleiro Enyeama conseguiu defender. Seria um golaço. Antes do fim do 1º tempo as equipes tentaram, mas o resultado não mudou.

2º TEMPO

Messi continuou dando trabalho para os africanos da Nigéria. Aos 3min, ele teve a primeira chance, após tabela com Verón. Por pouco o desvio feito por ele não se transforma em gol. Dez minutos depois, o camisa 10 argentino “apronta” de novo. Em jogada individual, ele furou a defesa adversária e bateu, mas acerta o adversário e a bola vai para escanteio.

Apesar das duas jogadas iniciais do craque argentino, aos 18min a Nigéria começava a tomar as ações na partida. Apesar de ter mais posse de bola, a equipe africana não conseguia marcar. E como se mandava para o ataque, buscando o empate, a Argentina explorava o contra ataque. Aos 19min, em chance criada por Tevez, Messi recebeu, bateu e a bola passou rente à trave direita. A Nigéria precisava ter cuidado.

Atrás no placar, eram os nigerianos que precisavam avançar. E eles tentavam. Aos 25min, o zagueiro Taiwo se aventurou no ataque e, com um “bico”, chutou com violência e por centímetros não marcou o gol de empate. Após o lance, o jogador precisou ser substituído, o movimento que fez para bater o contundiu. Aos 33min, Martins, com violência e de fora da área, testa o goleiro argentino, que espalma.

A VOLTA DOS HERMANOS

Depois de quase sofrer o empate, a Argentina resolveu voltar a oferecer perigo ao adversário. Aos 36min, após linda tabela de Messi e Di Maria, o melhor do mundo tinha tudo para marcar, mas o goleiro nigeriano se agigantou e defendeu, na pequena área. Na jogada seguinte, em contra ataque, Uche, sozinho, tocou por cima e perdeu a chance de empatar o jogo. O tiro saiu sobre o travessão. Ele estava sozinho e bateu de primeira.

Antes de o árbitro apitar o fim da partida a Nigéria ainda criou uma oportunidade com Yakubu, aos 40min. O atacante recebeu na entrada da área de costas para o goleiro, girou e bateu de primeira. O lance foi bonito, o chute também, mas a bola foi para fora.

Ficha Técnica

Argentina x Nigéria

Local: Estádio Ellis Park, em Joanesburgo
Data: 11/06/2010 (sábado)
Horário: 11h
Árbitro Wolfgang STARK (ALE)

Gol: Heinze 6min, 1° T [ARG]

Argentina
Andujar; Gutíerrez, Demichelis, Samuel e Heinze; Mascherano, Verón e Di María; Tévez, Higuaín e Messi.
Técnico: Maradona

Nigéria
Enyeama; Haruna, Shittu, Yobo e Taiwo; Etuhu, Sani Kaita e Obasi; Obinna, Yakubu e Odemwingie.
Técnico: Lars Lagerbäck

Com informações da FIFAaltaltalt