Jogando para bom e barulhento público no estádio Soccer City, Holanda e Dinamarca estrearam na Copa do Mundo hoje (14) e deu Laranja Mecânica. Ajudada pelo zagueiro adversário, Simon Poulsen, que a 1min do 2º tempo jogou contra o próprio patrimônio, o time de Van Der Vart fez 2 a 0 mesmo não mostrando bom futebol.
ÁUDIO: OUÇA A NARRAÇÃO DOS GOLSCom o resultado, a Holanda segue liderando o Grupo E, com três pontos e dois gols de saldo. A posição pode ser mantida caso não haja vencedor com placar mais elástico no jogo entre Japão x Camarões. Já a Dinamarca, com a derrota na estreia, fica, provisoriamente na lanterna.
O JOGO
A primeira oportunidade de gol só apareceu aos 9min. E isso só foi possível devido uma leve falha do goleiro da Dinamarca, Sorensen. De fora da área, o holandês, Kuyt, bateu forte, o defensor assustou todo mundo no estádio, mas pegou em dois tempos. A 2ª boa jogada da partida também foi dos ‘laranjas’, aos 20min. Entretanto, apesar do bom giro do meia Van Der Vaart, na entrada da área, o tiro saiu sobre o gol, mas levou perigo.
Do meio para o fim do 1º tempo, os jogadores da Dinamarca resolveram, também, oferecer perigo aos adversários. Aos 26min, os alvi-rubros chegaram com perigo, com o meia canhoto, Rommedahl. Inteligente, ele recebeu pela direita, teve tempo de pensar na movimentação na área e cruzou. Bendtner escorou de cabeça, não marcou, mas assustou o goleiro Stekelenburg.
O tempo ia passando e o futebol da dinamarquês ia crescendo. Aos 37min, Rommedahl deu mais problema aos holandeses. Dessa vez, da intermediária, ele dominou a bola fazendo o pivô e deixou para o colega, Kahlemberg. O meia chegou firme e bateu de canhota, cruzado, mas o goleiro espalmou. Antes do término da primeira etapa, ainda teve tempo de craque da Holanda, Van Persie, enganar o zagueiro Agger com belo drible e finalizar de pé direito, A bola foi na rede, pelo lado de fora.
GOL CONTRA
O 2º tempo da partida mal começou e a Holanda abriu o placar. Se os “laranjas” precisam agradecer alguém pelo ‘tento’, o zagueiro dinamarquês, Simon Poulsen, merece o crédito. Isso porque, no 1º minuto, Van Persie passou livre pela ponta esquerda do ataque e cruzou. O goleiro não pegou nada e a bola sobrou para o outro defensor que, de cabeça, jogou contra o próprio patrimônio.
Na responsabilidade de substituir o dono da posição, Roben – que está contundido -, o meia Van Der Vaart chamava o jogo para si. Com mais volume de jogo, as melhores chances eram da Holanda passavam pelos pés dele. Aos 13min, depois de receber passe de Van Persie, o meia bateu de primeira, obrigando o goleiro a fazer linda defesa. Aos poucos a pressão holandesa crescia. A Dinamarca assistia o jogo e pouco produzia.
A chance de ampliar o placar veio aos 28min. Elia – que entrara no 2º tempo – desceu em velocidade pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da área. O goleiro Sorensen conseguiu tirar de soco e, na sequência, Van Bommel, pela direita bateu de primeira. Atento, o defensor conseguiu tocar na bola, novamente. Aos 36min, Sneijder acertou o travessão com um chute desviado na zaga.
FECHANDO O PLACAR
A trave havia salvado a Dinamarca no lance anterior, mas, aos 39min, ela ajudou a Holanda fazer o segundo. Elia invadiu a área, bateu e acertou o poste esquerdo. No rebote, Kuyt ganhou de dois zagueiros fez o segundo e último gol da partida. Aos 42min, o zagueiro Simon Poulsen, em cima da linha, evitou o que seria o 3º. Sem tempo para mais nada, aos 46min o árbitro assinalou o fim da partida.
Holanda x Dinamarca
Local: Soccer City, em Johannesburgo na Árica do Sul
Data: 14/06/2010
Horário: 08h30
Árbitro: Stephane Lannoy-FRA
Holanda
Stekelenburg; Van der Wiel, Mathijsen, Heitinga e Van Bronckhosrt; Van Bommel, De Jong, Sneijder; Kuyt, Van de Vaart e Van Persie.
Técnico: Bert Van Marwijk.
Dinamarca
Sorensen; Kvist, Kjaer, Agger e Jacobsen; Christian Poulsen, Jakob Poulsen, Eriksen, Rommedahl e Gronkjaer; Tomasson (Larsen).
Técnico: Morten Olsen.