A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira (02) a denúncia contra o presidente Michel Temer. Ao todo, 492 dos 513 deputados da Câmara registraram presença na sessão de hoje. Desses, 263 votaram com o relatório do deputado Abi-ackel (PSDB-MG), ou seja, a favor do arquivamento da denúncia; outros  227 votaram “não”,ou seja, pelo prosseguimento da denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) .

A base aliada ao governo precisava de 172 votos para que o arquivamento fosse conquistado. Confira como cada deputado goiano votou:

Alexandre Baldy (PTN) – SIM

Célio Silveira (PSDB) – SIM

Daniel Vilela (PMDB) – SIM

Delegado Waldir (PR) – AUSENTE

Fábio Sousa (PSDB) – NÃO

Flávia Morais (PDT) – NÃO

Giuseppe Vecci (PSDB) – SIM

Heuler Cruvinel (PSD) – SIM

João Campos (PRB) – SIM

Jovair Arantes (PTB) – SIM

Lucas Vergilio (SD) – SIM

Magda Mofatto (PR) – SIM

Marcos Abrão (PPS) – NÃO

Pedro Chaves (PMDB) – SIM

Roberto Balestra (PP) – SIM

Rubens Otoni (PT) – NÃO

Thiago Peixoto (PSD) – SIM

Com o resultado, a Câmara não aprova a admissibilidade para que o Supremo Tribunal Federal (STF) investigue Temer.

Com essa decisão, a denúncia é suspensa e só pode ser retomada depois que Temer deixar a Presidência da República. No dia 26 de junho, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STF a denúncia contra Temer, com base na delação premiada de Joesley Batista, dono do grupo JBS. Foi a primeira vez que um presidente da República foi alvo de um pedido de investigação no exercício do mandato.

Três dias depois, a presidente do STF, ministra Cármem Lúcia, enviou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a denúncia com pedido de autorização para que a Corte Máxima do país possa investigar Temer.

Com o impedimento da autorização, caberá ao presidente da Câmara dos Deputados comunicar ao STF o resultado da votação e a impossibilidade de abrir investigação contra o presidente.