A Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia realiza desde o último sábado (12) a Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica para cães e gatos.
Neste sábado (19), é a vez dos bairros Vila Delfiori, Vila Romana e Jardim Cascata, nas praças e escolas municipais da região.
Em entrevista exclusiva no quadro Mundo Pet desta sexta-feira (18), no programa Cidadania em Destaque, a médica veterinária da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Natany Alves Guilarduti, explica que só no município são 133 postos de vacinação, e que no primeiro sábado, já foram imunizados cerca de 600 animais, e que a meta é chegar a 70 mil até o dia 23 de agosto.
Ouça a entrevista na íntegra
{mp3}Podcasts/2017/agosto/18/18_08_2017_-_m._pet_-_natany_alves_por_tel._cid{/mp3}
“Estes 70 mil são as populações canina e felina estimadas dentro de Aparecida de Goiânia. O Ministério da Saúde preconiza que seja imunizada pelo menos 80% dessa população. 70 mil seria 100%. Essa meta é um pouco complicada de ser batida, mas no ano passado conseguimos vacinar 86%”, afirma.
A vacina precisa ser aplicada anualmente, em cães e gatos. Segundo Guilarduti, há mais cachorros que felinos sendo levados pelos donos para a imunização. Ela explica qual a contraindicação para a vacina.
“A única contraindicação da vacina é que o animal não pode ser menor de três meses. Ele pode estar gestante, amamentando, não tem problema. A gente só pede ao dono que, no caso de animal gestante, que ele não sofra nenhum tipo de estresse”, esclarece.
A raiva não tem cura e pode ser transmitida para seres humanos por meio de mordida, arranhão (no caso dos gatos) e de lambedura, pelas mucosas.
Em casos mais graves, pode levar à morte. Caso o dono não consiga levar o pet nos próximos sábados até o dia D, 23 de setembro, pode procurar pelas doses no Centro de Controle de Zoonoses de Aparecida de Goiânia, que fica na Rua Renó, s/n, no setor Pontal Sul, e o telefone é 3545-5921.
Em caso de ataque animal, a SMS recomenda lavar o ferimento imediatamente com água e sabão e procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima para receber o tratamento adequado.