Cuidar de pessoas e auxiliá-las em processos de prevenção e reabilitação são algumas das responsabilidades dos fisioterapeutas. O profissional atua na área da Saúde diagnosticando e tratando problemas causados por alterações genéticas, doenças adquiridas, acidentes ou vícios de postura.
Para ser fisioterapeuta é preciso ser graduado em Fisioterapia, curso que tem duração média de quatro anos. Segundo a professora do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Thais Rocha, a formação dos fisioterapeutas tem acompanhando a evolução da profissão.
{mp3}Podcasts/2017/agosto/26/thais_rocha_1{/mp3}
A professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) ressalta ainda que apesar de exercerem funções diferentes das atribuições de médicos, enfermeiros e educadores físicos, os fisioterapeutas devem sempre que possível, trabalhar em parceria com outros profissionais da Saúde em benefício dos pacientes.
{mp3}Podcasts/2017/agosto/26/thais_rocha_2{/mp3}
O salário médio de um fisioterapeuta corresponde a R$ 4 mil mensais. Os fisioterapeutas podem atuar em diversas áreas. Entre elas: Terapia Intensiva, Fisioterapia Esportiva e Fisioterapia do Trabalho. O fisioterapeuta Fernando Miranda, que trabalha com Fisioterapia Esportiva, reforça que a especialização faz toda a diferença.
{mp3}Podcasts/2017/agosto/26/fernando_miranda_11{/mp3}
Ainda de acordo com Fernando Miranda, em Goiás o mercado está aberto para profissionais capacitados.
{mp3}Podcasts/2017/agosto/26/fernando_miranda_22{/mp3}