Mais uma favorita se complica na Copa. A Inglaterra apenas empatou com a Argélia por 0 a 0 e continua sem vencer no mundial. O time do técnico Fabio Capello mostrou os mesmos problemas de falta de criatividade da estreia contra os EUA e não conseguiu furar o bloqueio argelino, principalmente no segundo tempo.


Com o resultado o “English Team” ocupa a terceira posição, fora da zona de classificação para as oitavas-de-final, com dois pontos conquistados. Os estadunidenses tem a mesma pontuação, porém os dois gols do empate de hoje contra a Eslovênia os deixam na frente na tabela de classificação. Já a Argélia continua na lanterna, com apenas um ponto.

A equipe britânica tenta a classificação diante da líder Eslovênia, no próximo dia 23, às 11h, no Nelson Mandela Bay em Port Elizabeth. Uma vitória simples coloca os ingleses na próxima fase. A Argélia pega no mesmo dia e horário os EUA em Pretória.

PRIMEIRO TEMPO APÁTICO

Depois das falhas grotescas nos jogos de estreia, tanto Green, pela Inglaterra, quanto Chaouchi foram barrados pelos respectivos técnicos. Pelo lado inglês David James, de 39 anos, entrou no time titular. Já pela equipe africana quem ganhou a vaga foi Mbolhi.

O primeiro tempo da Inglaterra foi desanimador, ao estilo do primeiro jogo contra os EUA. Nem mesmo os príncipes William e Harry, que estavam sentados nas tribunas do estádio Green Point, se animaram com o futebol apresentado pelos ingleses. O técnico Fábio Capello contou com o retorno de Gareth Barry no meio-campo, o que teoricamente seria bom para liberar Lampard e Gerrard na criação das jogadas, mas não foi o que aconteceu.

A partida começou equilibrada, com o “English Team” priorizando a posse de bola, mas sem criar grandes chances. Os goleiros pouco trabalharam na primeira etapa. A Argélia tentava em jogadas pelos lados do campo, e chegou a dominar as ações em determinado momento do jogo, mas também sem levar perigo ao gol inglês.

A melhor chance do time de Fabio Capelo foi aos 33 minutos, após uma jogada de Lennon pela direita, a bola foi cruzada e Lampard chutou da marca do pênalti, mas o arremate saiu fraco e goleiro argelino conseguiu fazer a defesa. Rooney novamente brilhou pouco, mas arriscou com chutes de fora da área, e movimentação constante. Entretanto está longe de ser o jogador que brilhou nessa temporada pelo Manchester.

A Argélia asusstou aos 35 minutos com Ziani, que limpou a marcação e chutou de fora da área, e a bola passou à direita da meta defendida por James. Ambas as equipes conseguiram chutar quatro vezes no gol adversário na primeira etapa, mas nenhum levou grande perigo.

INGLATERRA PRESSIONA, MAS NÃO CONSEGUE GOL

Na etapa derradeira o time inglês mostrou maior volume de jogo. Ciente de que precisava do resultado, o time do técnico Fabio Capello mostrou mais ímpeto ofensivo no segundo tempo, no entanto o trio criativo, Lampard, Gerrard e Rooney não se entendiam. A Argélia apostou nos contra-ataques, mas também pouco criou.

Aos 20 minutos Capello tentou mudar a postura do time com a entrada de Wright Phillips no lugar de Lennon, que pouco criou. O meia-atacante do Manchester City entrou bem na partida, com jogadas de velocidade pelas laterais, e ajudou a seleção inglesa a começar a criar chances de gol. Entretanto o lance mais perigoso veio em um lance de sorte. Após uma tentativa de cruzamento, Heskey quase abriu o placar para os ingleses.

O desespero começou a tomar conta dos ingleses e Capello partiu para a velha tática do cruzamento na área, e para isso, como de costume, colocou o grandalhão Crouch, de 2,02m no jogo. Mas as mudanças não surtiram efeito, e a Inglaterra, mesmo chegando mais ao ataque, não conseguiu marcar o gol que a colocaria em situação confortável no grupo.

FICHA TÉCNICA: INGLATERRA 0 X 0 ARGÉLIA

Local: Estádio Green Point, na Cidade do Cabo (África do Sul)
Data: 18 de junho de 2010 (Sexta-feira)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Assistentes: Michael Hester e Bahadyr Kochkorov (ambos do Uzbequistão)

INGLATERRA: James; Johnson, Carragher, Terry, A. Cole; Lennon (Wright Phillips), Barry (Crouch), Lampard, Gerrard; Rooney, Heskey (Defoe).
Técnico: Fabio Capello

ARGÉLIA: Mbolhi; Bougherra, Halliche, Yahia; Kadir, Yebda (Mesbah), Lacen, Belhadj; Matmour, Boudebouz (Abdoun), Ziani (Guedioura)
Técnico: Rabah Saadane

Cartões amarelos: Mehdi Lacen (Argélia) e John Terry (Inglaterra)