Mas a sensação do Grupo A não teve vida fácil diante da veloz e técnica seleção asiática, que dominou grande parte do jogo. Com bons valores individuais, o Uruguai contou com o brilho de Suarez, que abriu o placar na primeira etapa e garantiu a vitória sofrida com um golaço na segunda etapa – quando o jogo estava empatado.
URUGUAI SAI NA FRENTE
Com um futebol habilidoso e rápido, a Coréia apresentou desde o início da partida um bom futebol, criando boas chances de gol, mas com muitos erros na hora de finalizar. Com uma defesa consistente, que não levou nenhum gol na primeira fase, o Uruguai chegava nos contra-ataques sempre com perigo.
A primeira chance foi coreana, logo aos 04 minutos. Park Chu-Young bateu falta por cima da barreira e acertou a trave do gol uruguaio.
Mas quem saiu na frente foi o Uruguai. O craque Forlán fez boa jogada pela esquerda e cruza na área, o goleiro coreano ficou indeciso e Suárez precisou apenas empurrar para o gol vazio.
Mesmo com o gol sofrido, o time asiático continuou melhor tinha mais posse de bola, mas tinha dificuldade de ameaçar o gol de Muslera, tendo que arriscar chutes de fora da área. Assim, Park Chu-Young arriscou da entrada da área, e bola passa raspando a trave direita de Muslera, aos 31.
COREIA EMPATA E PRESSIONA
Na segunda etapa, em desvantagem no placar, a seleção coerana teve que pressionar desde o início em busca do gol de empate. Aos quatro minutos, Young-Pyo faz bela jogada pela esquerda e cruzou na área rasteiro. Park fez o corta-luz e Chu-Young chegou dividindo com Lugano. A bola saiu pela linha de fundo.
No lance seguinte, Park Chu-Young pegou a sobra da zaga e manda de primeira, mas a bola subiu demais e passou por cima do gol uruguaio. Melhor em campo, o time asiático conseguiu chegar ao empate. Park cobrou falta, Muslera saiu mal do gol e a bola sobrou para Lee Chung-Yong, que cabeceou para o gol. 1 a 1.
Aos 25, a Coreia ainda teve a chance dfe passar à frente no placar. Dong-Gook bateu forte para boa defesa de Muslera.
CELESTE OLÍMPICA AVANÇA
Depois do gol sofrido, o Uruguai teve que atacar e o jogo ficou aberto e movimentado. Suárez quase fez o segundo aos 27 minutos. O jogador foi lançado por Cavani e arriscou, mesmo sem ângulo, dando trabalho para Sung-Ryong.
No lance seguinte, o mesmo Suáerz perdeu outra chance. Lançado na área, livre de marcação, ele se precipitou e cabeceou para fora.
Mas depois de perder duas boas chances, o atacante se tornou o herói da partida. Ele recuperou a bola na esquerda, limpou para o meio e bateu colocado no esquerdo. A bola ainda raspou na trave e balançou as redes. Golaçao que colocou o Uruguai nas quartas de final – o que não ocorria desde 1970.
FICHA TÉCNICA – URUGUAI 2 X 1 COREIA DO SUL
Local: Estádio Nelson Mandela Bay, Porto Elizabeth (África do Sul)
Data: 26 de junho de 2010 (Sábado)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)
Assistentes: Jan-Hendrik Salver e Mike Pickel (ambos da Alemanha)
Cartões Amarelos: Jung-Woo e Du-Ri e Yong-Hyung (Coreia do Sul)
Gols: URUGUAI – Suárez, aos sete minutos do primeiro tempo, e aos 35 minutos do segundo tempo
COREIA DO SUL – Chung-Yong, aos 23 minutos do segundo tempo
URUGUAI: Muslera; Maxí Pereira, Lugano, Godin (Victorino) e Fucile; Arévalo, Pérez e Álvaro Pereira (Lodeiro); Forlán, Suárez (Fernandez) e Cavani
Técnico: Oscar Tabárez
COREIA DO SUL: Sung-Ryong, Du-Ri, Yong-Hyung, Jung-Soo e Young-Pyo; Sung-Yueng (Ka-Hin), Jung-Woo, Jae-Sung (Dong-Gook), Ji-Sung e Chung-Yong,; Chu-Young
Técnico: Huh Jung Moo