Meu amigo André Luiz de Oliveira tem uma trajetória inspiradora. Atleta e treinador de Ginástica Artística, nasceu em Goiás, mas com sede de mundo, partiu para Londres em busca de novos aprendizados. Chegou, com a disposição de fazer o que fosse preciso para vencer, e assim iniciou, com humildade, a sua caminhada lavando pratos, por que dependia de si para se sustentar. Vencendo a dificuldade da língua, cursou fisioterapia e hoje é o CEO da A.LO. Clinic, uma das clínicas de fisioterapia mais respeitadas da capital do Reino Unido. Essa bela história de vida, sempre me inspirou, e tive a honra de recebe-lo para uma prosa, no Nosso Melhor desta semana.
André acredita que o planeta passa por um momento de transição. As nações e povos têm enfrentado mudanças substanciais em suas economias, arranjos políticos e sociais. “Até pouco tempo atrás ninguém imaginava que a Inglaterra estaria fora da União Europeia”, cita como exemplo. Para nosso entrevistado, o importante é estar aberto para essas mudanças, encará-las de frente, fazendo o seu melhor.
A antiga Escola Técnica de Goiás foi o início de um processo de crescimento pessoal e profissional. Atleta, foi estudar educação física. Com alguns anos de trabalho, em 1991 partiu para a Inglaterra para estudar fisioterapia. Começou a trabalhar lavando pratos, onde ficou até se formar na universidade de lá.
André Luiz faz parte de uma família de “desbravadores modernos”. Seus irmãos Cláudio e Maurício, já bandeiravam pelo mundo quando decidiu partir para a Europa para ir além do que os olhos podiam ver. O início dos estudos exigiu muito, pois o idioma ainda era um obstáculo. Aos poucos os caminhos foram se abrindo. Após se formar em fisioterapia, era hora de exercer a nova profissão. Os alvos eram os três melhores hospitais de Londres. Foram testes e entrevistas, e mesmo sendo estrangeiro, conseguiu uma das duas vagas disponíveis, dentre mais de 870 candidatos no The Royal London. Com disciplina e autoliderança, foram várias conquistas e frustrações, até conseguir se estabelecer profissionalmente na terra da rainha.
Ao montar sua clínica, passou a trabalhar com problemas na coluna, reabilitação de atletas ou aqueles que buscam melhorar sua performance esportiva. Vários foram os maratonistas, tenistas, lutadores e atletas de renome mundial em vários esportes. A meta agora é diminuir o ritmo do trabalho, melhorar o equilíbrio entre os diferentes setores da vida e graduar seu legado, com as cores Brasileiras, no velho mundo e, quem sabe, trazer unidades de sua clínica para o Brasil
O segredo do sucesso, diz, é tratar todos da melhor maneira possível, sem saber quem está atendendo. Empatia e a dedicação geram resultado. André é um homem da ciência, mas deixa sempre um espaço aberto para a intuição, para a sensibilidade, e isso, sou testemunha que tem feito grande diferença em sua vida. Herdou esta fé de dona Miriam, sempre positiva e firme com o filho. Lembro como se fosse hoje ela dizendo: “Vai ficar ai de boca aberta?”. Ela foi destes exemplos de cristã na prática.
Com a receita é ter boas intenções, coragem e vencer o medo ele viu e venceu. Hoje, André Luiz é casado com Liana, uma italiana e tem três filhas inglesas. Minhas queridas “sobrinhas” Celeste, Solaris e Luna, que pelos nomes, já dizem onde os pais estão sintonizados. André já passou mais tempo em Londres do que em Goiânia, mas ainda é goiano comedor de pequi, e tem o sonho de ainda vir trazer a família para viver uma temporada por aqui.
Siga se firmando e se fortalecendo sem sua caminhada meu amigo. Continue honrando sua família e o Brasil por onde a vida te levar.
Assista ao programa completo!
Temas abordados
Momento de transição planetária
Mudar de país é sempre uma aventura