Já tem um bom tempo que ando incomodado de como estamos vivenciando a política no Brasil. A grande maioria de nós, brasileiros, só dedicamos nosso tempo para nosso trabalho, família e religião. Normalmente, só nos esforçamos por estas áreas de nossa vida prosperar e o que é coletivo, bem o coletivo, terceirizamos e o pior pouco acompanhamos. Costumo dizer, que muitos de nós ainda somos parte de uma geração de quem só olha para “seu próprio umbigo”.  Poucos tem disposição para participar de instituições sérias que trabalham por interesses coletivos, que atuam com políticas públicas.

Tudo bem é notório que a “fama” dos políticos no Brasil contribui bastante para este distanciamento. Mas e ai? Vamos ficar assistindo isso sem fazer nada, com a velha postura de falar mal de políticos e com os “glúteos flácidos” na poltrona do sofá? Será que tem outras formas de lidar com este cenário?

estevao daltro codeseComo acredito que mais importante do que o que acontece comigo é como reajo ao que acontece comigo, esta sensação de incomodo me fez começar a buscar novas formas de examinar a política, garimpar pessoas e instituições sérias com mais experiência na área, encontrando formas éticas de me envolver nas mudanças que estou querendo e tenho me sentido mais útil e feliz com esta escolha.

Nesta caminhada, o Universo me trouxe um novo amigo, Luiz Antônio Ribeiro, parceiro de conversações filosóficas e projetos educacionais que me apresentou o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia – CODESE. Uma organização que unifica mais de 40 instituições de representatividade de Goiânia e Goiás, com o propósito comum de somar com o poder legislativo e executivo em projetos de desenvolvimento sustentável.

A visão é colocar Goiânia entre as 10 melhores cidades para se viver no Brasil até 2033, quando nossa capital completa 100 anos. Tenho gostado do que tenho visto nas reuniões e nas articulações para  realização dos projetos propostos, com os três setores(Público, Privado e Ongs) juntos e focados nas soluções. Uma destas ações é a realização evento da MP do Saneamento, um painel de debate sobre a medida provisória 868, que altera o marco legal do saneamento básico.

Este evento acontece neste dia 14 de fevereiro e tem assinatura do CODESE,  FECOMERCIO e já integra a agenda 2019 do Fórum Ibero Americano de Sustentabilidade da Fundação Pró Cerrado, contanto com o apoio do Sistema SAGRES de Comunicação.

Vamos nessa?