(Foto: Reprodução/Internet) 

No podcast desta semana, Rubens Salomão e o prof Norberto Salomão, vão estudar e analisar a história de Hong Kong e seu papel no novo cenário político-econômico na China. A região é a parte mais capitalista do território chinês e tem convivido com manifestações que exigem a independência de governo de Pequim.

Grandes manifestações pró-democracia foram realizadas em Hong Kong em 2014. Dormindo debaixo de chuva, muitos estudantes e artistas locais participaram dos protestos e compuseram a música Raise Your Umbrellas (confira no final do texto). O refrão diz: Levante seu guarda-chuva/ Vamos apoiar um ao outro / Não ficamos parados e não estamos sozinhos.

Milhares de manifestantes em Hong Kong voltaram a se reunir nesta semana em frente à sede da polícia e bloquearam ruas centrais da cidade pedindo o cancelamento total de um controverso projeto de lei de extradição, a soltura de ativistas detidos e que as autoridades peçam desculpas pela brutalidade policial.

Foi o quarto protesto em duas semanas causado pela proposta de lei que permitirá, se aprovada, a extradição de suspeitos para serem julgados por tribunais na China continental — cujas cortes, controladas pelo Partido Comunista, são considerados menos justas.

Alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, pediu nesta segunda-feira (24) que autoridades em Hong Kong “façam amplas consultas” antes de aprovar ou alterar uma lei de extradição que provocou semanas de protestos.

A líder de Hong Kong, Carrie Lam, suspendeu o projeto de lei, que permitiria que suspeitos de crimes na ex-colônia britânica pudessem ser extraditados para a China para julgamento, mas alguns ativistas pedem que ela elimine de vez a legislação.

História

A região de Hong Kong está ocupada pelos chineses desde a era neolítica. Inicialmente, eles formavam uma pequena comunidade pesqueira, sendo a zona um refúgio de piratas e contrabandistas de ópio. No século XVII, a região foi testemunha das lutas entre a dinastia Ming e a dinastia Ping, participando da história da própria China.

É depois da Primeira Guerra do Ópio quando a ilha de Hong Kong ocupa um lugar na história ao ser cedida, com caráter indefinido, pela China à Grã-Bretanha mediante o Tratado de Nanking de 1842.

Depois da Segunda Guerra do Ópio e pela Convenção de Pequim de 1860, foram estabelecidas novas cessões à Grã-Bretanha: parte da península de Kowloon e a ilha de Stonecutters.

A superfície da colônia aumentou significativamente com a incorporação dos Novos Territórios, parte da península de Kowloon e a Ilha de Lantau, arrendados para a Grã-Bretanha por 99 anos, começando em 1º de julho de 1898 até 30 de junho de 1997.

5jun1989 a imagem de um manifestante diante de uma coluna de tanques tornou se icone do massacre da paz celestial a foto chamada de o rebelde desconhecido de tiananmen foi feita por jeff widener 1401757207295 192

Esta foi registrada na Praça da Paz Celestial

Atualmente, Hong Kong pertence a China, mas tem uma condição muito especial e com autonomias legais e econômicas. 

As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase da semana pertence a ex-presidente do Chile e alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Michele Bachelet, ao fim de missão que durou três dias na Venezuela, onde solicitou na última nesta sexta-feira (22) ao Governo de Nicolás Maduro e à oposição venezuelana que retomem as negociações como mecanismo para solucionar a atual crise.

“É a primeira visita de um alto comissionado pelo trabalho de Direitos Humanos da ONU na Venezuela. Alcançamos um acordo com o governo para que uma pequena equipe de dois oficiais de Direitos Humanos permaneça aqui com a função de dar assistência e assessoria técnica, mas também e muito importante, continuar monitorando a situação de Direitos Humanos na Venezuela”, esclareceu Bachelet.

A alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, continuou a declaração em Caracas, minutos antes de deixar o país e contou que fechou acordo com o governo de Nicolás Maduro para monitorar a situação dos direitos humanos na Venezuela e pediu a libertação de todos os detidos “por exercer seus direitos civis e políticos de forma pacífica”. Ou seja, libertação de presos políticos.

Michelle Bachelet afirmou que tem o compromisso expresso do governo de realizar uma avaliação da comissão nacional de prevenção da tortura, bem como avaliar quais são os principais obstáculos no acesso à Justiça no país.

A missão registrou reuniões com o governo de Nicolás Maduro e com a oposição, de Juan Guaidó. Maduro confirmou que tem o compromisso de cumprir com o que foi acordado.

“Para uma boa relação, de cooperação, pelos direitos humanos de venezuelanos e venezuelanas. Sempre vai haver critérios diferentes em todos os países, mas digo que pode contar comigo como presidente da República, doutora Michele Bachelet, para receber com toda a seriedade suas sugestões e propostas para que a Venezuela tenha um sistema de direitos humanos cada vez mais profundo”, afirmou Maduro.

Já Juan Guaidó, que também teve reunião com Bachelet, espera, principalmente, que seja cumprido o acordo para libertação de presos políticos no País.

“Aproximamos de soluções importantes nesse momento. A alta comissária está muito preocupada e teve reunião com familiares de vítimas de perseguição, de prisão e tortura. Sanar esses problemas é fundamental e o parlamento é a única instituição legítima reconhecida pelo mundo.

Em sua rápida visita, a ex-presidente do Chile tentou escutar diferentes vozes. De acordo com o site El País, diversas áreas da capital e em algumas cidades do interior registraram manifestações de médicos e pacientes para visibilizar a crise da saúde; dos filhos de presos políticos que clamaram por liberdade para seus pais; de professores desesperados com a decadência da educação; de jovens denunciando o gigantesco êxodo de venezuelanos; e de jornalistas rechaçando a censura do regime, entre outras reclamações.

Músicas comentadas neste Episódio

Zui Jia Pai Dang – Sam Hui

Sam Hui é um músico, cantor, compositor e ator. Acredita-se que ele tenha popularizado Cantopop tanto pela infusão de música no estilo ocidental quanto por seu uso de cantonês vernacular, em vez de chinês vernáculo escrito em letras que tratavam de problemas e preocupações contemporâneos. Hui é considerado por alguns como o primeiro grande astro de Cantopop, conhecido como o Deus da Canção.

Estilo musical está presente no filme Aces Go Places, também conhecido nos Estados Unidos como Diamondfinger ou Mad Mission, é um filme de comédia de ação de 1982 em Hong Kong dirigido por Eric Tsang e estrelado por Samuel Hui e Karl Maka. É a primeira parte da série de filmes Aces Go Places.

Raise your umbrellas – Pan

Ed Sheeran & Justin Bieber – I Don’t Care

Edward Christopher Sheeran é um cantor e compositor britânico. No início de 2011, Sheeran lançou uma música, que chamou a atenção de Elton John e Jamie Foxx. Em seguida, assinou contrato com a Asylum Records.

Ouça +

Sagres Internacional #21: Crise entre EUA e Irã no Estreito de Ormuz pode causar nova crise mundial

Sagres Internacional #20: O Dia D: Entenda o porquê do dia 6 de junho de 1944 ter mudado a história da humanidade

Sagres Internacional #19: Quem são os eleitos ao parlamento europeu e a história da União Europeia

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, de 14h às 15h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais. Confira as outras edições em nosso site, no Spotify, no I Tunes e no Google Podcasts.