Com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcadas para os dias 13 e 20 de novembro, os estudantes podem começar a se preocupar com os resultados que podem obter. Em entrevista à Sagres, a professora de redação Cristiana de Arruda declarou que antes de tudo, quem for fazer a prova precisa ter calma. “Não adianta ficar falando que não vai dar conta, que aí não vai mesmo. Então é sempre ter a perspectiva de que deu o melhor e prestar atenção na prova”.
Assista à entrevista completa:
A professora detalhou que para se preparar é necessário olhar a cartilha do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e ver o que é proposto, além de analisar as provas notas 1.000. “É pontuar coisas que precisam ser melhoradas de imediato”.
Na hora da prova, Cristina sugeriu aos alunos que leiam a proposta com calma, pontuem o que entenderem e só então caminhem para a coletânea. “Uma prova boa é a que pode ser escrita, com a tranquilidade do que se sabe. Se já pontuou na coletânea, se fez um esquema básico ao lado, é possível escrever sem problema nenhum”, disse.
A estética também é parte importante segundo a professora: “Conta muito numa prova. Margem, rasura, ortografia, coisas que a gente trabalha desde muito cedo. Então, assim, tenha tranquilidade que vai dar tudo certo”.
Como a professora frisou, parte essencial para a preparação é a calma. Por isso, Cristina afirmou que o estudante precisa dar um tempo e descansar, principalmente, um dia antes da prova. “Não adianta estudar demais e chegar na hora e ficar confuso, nervoso. É preciso trabalhar a ansiedade, com respiração, e tentar se isolar de bagunça, um pouco, para poder se concentrar”, concluiu.
Leia mais: