Iniciada na segunda-feira (30) a Semana Nacional da Conciliação, segue até sexta-feira (4) em Goiânia. Entre as novidades deste ano, está o projeto de atendimento itinerante, que leva uma van para cinco bairros da capital para fazer negociações com contribuintes com dívidas.

O Sagres Sinal Aberto II, conversou com o juiz e coordenador do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça, Romério Carmo Cordeiro. Em entrevista, ele detalhou que a Semana Nacional da Conciliação se tornou ainda mais importante em 2020, por conta da pandemia.

Estamos um ano atípico e em especial em relação a arrecadação, tivemos a informação da procuradoria do munícipio que a inadimplência realmente cresceu muito. Tanto que só a respeito do IPTU temos uma inadimplência de R$1,400.000.000 milhões, isso é muito significativo, salientou.

Na semana das reconciliações nós temos a oportunidade do contribuinte realizar o pagamento dessas dívidas com os descontos de 80% em casos de pagamentos à vista, em cima dos valores de multa e juros. E temos também o parcelamento, explicou Romério Carmo Cordeiro.

O juiz destacou ainda que todos os tributos municipais podem ser pagos na Semana Nacional da Conciliação em Goiânia. Vale ressaltar que são oferecidos descontos de até 70% em juros e multas para os pagamentos parcelados. As dívidas, que podem ser referentes à pessoas físicas ou empresas, podem ser parceladas em até 40 prestações.

Para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, neste ano os atendimentos devem ser agendados. Para realizar o agendamento, basta clicar no banner Semana Nacional de Conciliação 2020, na página inicial do site da Prefeitura de Goiânia e escolher a categoria Conciliação 2020, o local, data e horário para sua negociação.

Confira aqui a lista de documentação necessário para cada tipo se serviço da Semana Nacional da Conciliação em Goiânia.