A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta sexta-feira (7) à campanha Outubro Rosa, na Maternidade Nascer Cidadão, no Setor Jardim Curitiba, região noroeste da capital.

Com o tema “A Vida em Cor de Rosa”, o objetivo é estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama e promover a conscientização da população sobre a doença. O coordenador técnico da maternidade, José Ismariano Cardoso, destaca a importância da campanha.

“A importância é orientar as mulheres que têm 40 anos ou mais, quando há fator de risco como alguém da família que já teve câncer de mama, vir aqui na Maternidade Nascer Cidadão, todas as mulheres da região noroeste, que nesta semana e na semana que vem estaremos solicitando o exame de mamografia”, afirma.

As mulheres que já realizaram a mamografia anteriormente devem levar o exame até a maternidade para receber orientações para um próximo exame. O coordenador destaca que as que tiverem mais de 40 anos podem procurar qualquer unidade de Saúde da capital.

A paciente Benevenuta Silva de Carvalho relata que sempre realiza o acompanhamento médico para se prevenir da doença. “Todo o ano eu faço. Agora o médico pediu de seis em seis meses. Não é problema, é por causa da menopausa. Tem muita gente que não se cuida, não se importa. O rosa chama bem a atenção para aquelas que pensam que estão com a Saúde em dia e que não fazem o exame”, conta.

O coordenador técnico ressalta a importância de se verificar o diagnóstico precoce da doença. “Quanto mais cedo se detectar o caso no início, a chance é de 100% de cura”, pondera.

Com informações do repórter Jerônimo Junio