Neste sábado, dia 15, Vila Nova e Goiás farão o sexto e último clássico da temporada. As equipes se enfrentarão às 16h, no Estádio Serra Dourada, em partida válida pela 31ª rodada do Brasileirão Série B. Em mais de 70 anos de rivalidade, muitos são os jogos que ficaram marcados na memória do torcedor. Um deles aconteceu no ano 1999, quando o Vila Nova venceu o Goiás, de virada, por 5×3.
Era março, o Goianão estava no início, sexta rodada do primeiro turno da competição. O Serra Dourada estava lotado, quem estava presente conta que a maioria era vilanovense. O Vila era o líder e o Goiás estava na luta para conseguir o tetracampeonato.
A VANTAGEM ESMERALDINA
O Verde saiu à frente no placar, logo no início do jogo, Alex Dias cabeceou após cruzamento de Araújo. Antes do segundo gol do Goiás, Verona, atacante do Vila, foi expulso. Com um a menos, o Tigre levou outro gol. Marquinhos cruzou a Aloísio completou para dentro das redes. O primeiro tempo acabou e a situação era complicada para o lado do Vila Nova.
Na volta para a segunda etapa, O Tigre precisava fazer tudo o que não tinha feito no primeiro tempo para tentar empatar e até reverter a partida. Mas tudo se encaminhava para a derrota de fato, o Goiás chegou ao terceiro gol, esse de pênalti, com Fernandão. Nessa altura, a torcida do Vila já começava a ir embora, tudo se encaminhava para uma nova derrota do Colorado.
LEIA MAIS! Um pequeno polegar, que fez história no clássico e ao lado do ‘Rei’
O PRIMEIRO GOL E O EMPATE
Aos 11 minutos, porém, a sorte começou a mudar. Júlio César, zagueiro do Goiás, cometeu pênalti e foi expulso pelo árbitro, o Vila não mais contava com um jogador a menos. Anderson foi para a cobrança e converteu, marcando o primeiro gol do Tigrão. Daí em diante, ninguém mais conseguiu parar o time colorado.
Oito minutos depois, com um passe de Cléber, Anderson marcou o segundo gol do Vila na partida e recolocou o Tigre de volta no jogo. Psicologicamente, o time do técnico Táta era melhor e o gol de empate saiu dos pés de Leonardo, capitão da equipe. Leonardo fez o gol que mais tarde seria eleito o mais bonito de todos os 40 anos do Estádio Serra Dourada.
Após bola rifada pela defesa esmeraldina em cobrança de escanteio, Leonardo dominou a um metro da linha que dividia o gramado, viu o goleiro Adnan mal posicionado, ajeitou a pelota e soltou um tarimbaço do meio da rua. O goleiro do Verde até tentou saltar para pegar a bola, mas era impossível.
A VIRADA
A virada saiu dos pés de Luizão. A falta era frontal ao gol, na altura da intermediária, a barreira esmeraldina estava feita, o clássico estava pegando fogo. O camisa número seis do Vila bateu com a perna direita, colocou efeito, a bola pegou uma curva à barreira e foi dormir no ângulo direito do goleiro Adnan, sem chance de defesa.
Quem pensa que o time do Goiás estava apático na partida, se engana. A equipe esmeraldina tentava de todas as formas marcar mais um gol, chegando diversas vezes ao ataque, mas o golpe de misericórdia ainda estava por vir. No fim da partida, Luciano recebeu a bola na entrada da área, se livrou da marcação e mandou por cima, encobrindo o goleiro.
OUÇA! Quando a emblemática vitória do Vila Nova completou 10 anos, em 2009, a Rádio 730 produziu um especial completo sobre a partida. Confira o trabalho de Giseli Pimenta na voz de Édson Rodrigues.
{mp3}Podcasts/esporte/especial_vila_nova_5_x_3_goias{/mp3}
FICOU PARA A HISTÓRIA
Só quem estava presente no estádio é capaz de descrever o que foi aquela partida. Tanto os esmeraldinos, frustrados com a virada que parecia impossível, quanto os vilanovenses, que tiveram sua fé testada e viram um Tigre avassalador diante do rival. Até hoje, 17 anos depois, essa é a partida mais marcante do clássico. Não há um vilanovense que não cite o jogo quando se trata da rivalidade histórica com o Esmeraldino.
TUDO MUDOU
Os tempos são outros, o futebol mudou de forma considerável e a própria torcida também se transformou. É impensável um Serra Dourada lotado em dia de clássico, a não ser numa final entre as duas equipes, coisa que não acontece desde 2005. Mais um Vila x Goiás se aproxima, mas, diferentemente de 1999, a expectativa é de um jogo fraco tecnicamente e com as duas equipes não disputando liderança, mas na luta para fugir da zona de rebaixamento da competição.
FICHA TÉCNICA
Goiás 3×5 Vila Nova – 6ª rodada do 1º turno – Campeonato Goiano
Dia: 28/03/1999
Local: Estádio Serra Dourada
Árbitro: Antônio Pereira da Silva
Assistentes: Flávio Kanites e Wanderley Maia
Cartões vermelhos: Verona (VILA) e Júlio César (GOI)
Gols: Alex Dias, Aloísio e Fernandão (GOI). Anderson (2x), Leonardo, Luizão e Luciano (VILA)
GOIÁS: Adnan; Borges Neto, Sílvio Criciúma, Júlio César e Marquinhos; Túlio, Josué, Alex e Fernandão; Aloísio e Araújo.Técnico: Hélio dos Anjos
VILA NOVA: Harlei; Moisés, Wladimir, Leonardo e Carlos Eduardo; Luizão, Anderson, Cléber e Sabino; Verona e Cacá.Técnico: Táta
Confira o jogo completo:
RELEMBRE TAMBÉM: Há sete anos, Goiás aplicava goleada humilhante no Vila Nova
VEJA ESSA: Dill, o artilheiro que tinha estrela contra o Vila